Ufoarqueologia Moderna

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

“A Liberdade Guiando o Povo” – Eugène Delacroix (1830)

A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789. Nele, também se destacam as grandes navegações, o renascimento das artes e a formulação dos alicerces da atual ciência, com o Iluminismo.Idade Moderna. Wikipédia. Acesso em 01/03/2012.

Consideramos como ufoarqueologia moderna o estudo de possíveis evidências ufológicas entre 1453 dC e 1789 dC, em qualquer lugar do mundo. Na Europa, o Conhecimento Estabelecido começou a ser tomado pelo Iluminismo, ampliando nossa confiança na capacidade de explicar o mundo.Iluminismo. Wikipédia. Acesso em 01/03/2012. Avistamentos e registros nesse período são freqüentemente acompanhados pelas tentativas de racionalização, tando por parte das testemunhas quanto daqueles que analisam seus relatos.

Parte da cultura greco-romana é resgatada, com o repensamento dos ideais de democracia. As Grandes Navegações promoveram o choque de culturas, com o alcance a descoberta de novas terras. Em contrapartida com a racionalização iluminista, a predisposição em encontrar o exótico e o inusitado permitiu a catalogação de diversos registros nesse período.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.


Comentários [3, RSS]
  • Quem é esta mulher que se destaca e que comanda todo os Revolucionarios, em frente a infantaria da Revolução Francesa???Porque aparenta tanto poder aos que comanda???

    • Caro claudius,

      O nome da tela é “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix (1830). A obra se encontra hoje no Museu do Louvre, em Paris.

      A mulher seria uma representação simbólica da liberdade, apesar das controvérsias do quanto a Revolução Francesa orientou-se por esse valor.

      A imagem é muito utilizada para representar o período.

      * Acrescentamos a legenda na imagem.

  • Eu pensava, sempre que via este quadro, que êle retratava Joana D’arc; agora sim,faz sentido. Ninfo.

  • Comente

    COMENTÁRIO

    ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

    *

    © 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
    Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.