Suposto OVNI fotografado em Senhor do Bonfim

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

clique para ampliar

clique para ampliar

Suposto Ovni chama atenção dos moradores de Senhor do Bonfim, BahiaSuposto Ovni chama atenção dos moradores de Senhor do Bonfim, Bahia. Arquivos do Insólito, em 25 de abril de 2013.

O objeto foi visto por dois amigos na serra do Gado Bravo, de acordo com o portal Falandotudo.com.

Um fato inusitado está chamando a atenção dos moradores da região de Senhor do Bonfim.

De acordo com o site Falandotudo.com, dois ciclistas viram um objeto voador não identificado (Ovni) enquanto sinalizavam uma trilha para competição de Mountain Bike na serra do Gado Bravo, uma extensão da Chapada Diamantina, no último dia 14 de abril.

A dupla afirma que o objeto era em formato oval, do tamanho de um automóvel e muito parecido com um disco voador.

Raimundo Natação e Igor Geovani falaram em entrevista à publicação que o objeto voador fazia um barulho parecido com uma máquina de costurar, quando foi visto saindo da mata. mesmo com medo, eles conseguiram registrar o momento e fazer seis fotos do Ovni.

Segundo os amigos, o objeto ficou cerca de 15 minutos no ar e desapareceu numa velocidade muito alta. O registro fotográfico da suposta “nave extraterrestre” foi enviado para a análise do ufólogo Ubirajara Lins.

Fonte: Correio 24 horas

OUTRAS IMAGENS

Gado Bravo OVNI4

clique para ampliar

Gado Bravo OVNI2

clique para ampliar

clique para ampliar

clique para ampliar

OBSERVAÇÕES

As imagens e a descrição das testemunhas apontam para um modelo clássico de OVNI. Estruturas desse tipo compuseram grande número de fraudes. Gostaríamos de mais informação enquanto efetivamos análises.

ATUALIZAÇÃO 02/05/13

Gado-Bravo-OVNI-folder

OVNI da Bahia pode ser golpe de publicidadeOVNI da Bahia pode ser golpe de publicidade. ETs & ETc, em 27 de abril de 2013.

O possível OVNI filmado na Bahia, o qual foi postado aqui e que está bombando na mídia, parece não passar de um mero golpe de publicidade para promover um evento de ciclismo que acontecerá naquela região , a qual já é conhecida por avistamentos de OVNIs.

A suspeita aconteceu após contato com os autores das fotos do possível disco voador, os mesmos não possuíam as fotos originais, aquelas que conservam os exifs, as propriedades de cada fotografia, onde podemos ver detalhes como marca da máquina fotográfica, horário do disparo, se o flash foi utilizado, tempo de exposição e etc.

Perguntei se as fotos ainda estavam na máquina fotográfica e disseram que já haviam sido deletadas da máquina e as fotos que disponibilizaram não possuíam mais exifs originais. Ou seja já haviam sido renomeadas e possivelmente adulteradas em softwares de edição. A suspeita ficou mais forte ao ver o álbum de fotos das testemunhas (Raimundo Natação e Igor Geovani) do suposto disco voador, nos seus álbuns estavam a seguinte foto que disponibilizo abaixo [ver acima].

Vejam com quem vocês podem comprar ingressos… Não posso afirmar com certeza que é um caso falso, mas é muito suspeito não???

Agradecimentos pela contribuição do usuário Fernando Ramos e também ao site Linkenigmas.

CONSIDERAÇÕES

O quadro é sintomático. A ausência de originais e o evidente interesse de divulgação do evento ciclístico com envolvimento das testemunhas não permitem outra dedução a não ser pela fraude. Novos elementos contundentes seriam necessários para reverter a avaliação. Creio que esses elementos não irão aparecer.

ATUALIZAÇÃO 17/05/13

Isaías Domingos Cavalcanti

Isaías Domingos Cavalcanti

Agricultor faz novas revelações sobre suposto disco voador que apareceu no céu Senhor do BonfimAgricultor faz novas revelações sobre suposto disco voador que apareceu no céu Senhor do Bonfim. Falandotudo.com, em 7 de maio de 2013.

Novas testemunhas reacendem discussões sobre o caso do suposto Objeto Voador não Identificado (Óvni), visto por dois ciclistas na região serrana de Senhor do Bonfim, norte baiano. O agricultor Isaías Domingos Cavalcanti, afirma ter visto um objeto que se aproxima dos relatos feitos pelas testemunhas Igor Giovane e Raimundo Natação no último dia 14 de abril.

Isaías Domingos Cavalcanti no local em que viu o objeto no céu

Isaias reside há 15 anos, nas proximidades do povoado Caatinguinha, zona rural do município. A propriedade tem vista privilegiada para as serras de senhora Sant’Ana e do Gado Bravo. Segundo o agricultor, a observação aconteceu por volta das 19h, quase quatro horas após o primeiro relato divulgado sobre o avistamento na região do gado bravo.

“Quando eu estava no terreiro, vir aquele objeto no céu. Ele piscava voando bem devagarzinho pela a serra até que sumiu”. Perguntado sobre o barulho Isaias disse; “tinha o som de uma maquina de costurar e luzes pequenas e amarelas piscando”. Isaias ainda disse que acreditar que seja o mesmo objeto visto horas antes por dois homens na serra do Gado Bravo.

Jose Roberto Henrique

Jose Roberto Henrique

Jose Roberto Henrique apontando para o local do suposto avistamento

Outra pessoa que também afirma ser testemunha de uma experiência inustida foi o pintor Jose Roberto Henrique. O homem relatou para reportagem do site falandotudo.com – que no dia anterior ao suposto relato do Óvni – o mesmo dirigia ao lado da esposa em seu veiculo com destino a chácara da família no distrito de Carrapichel,quando por volta das 16h, se deparou com algo estranho. “Foi muito rápido, era um ponto prateado muito pequeno no céu. Foi coisa de segundos e desapareceu em cima da serra. Nem imagino o que possa ter sido”. O caso do Óvni em Senhor do Bonfim continua sendo um grande mistério para os ufólogos e motivo de muitas especulações para população.

Agradecimentos pela contribuição do usuário Jeorge Carvalho.

CONSIDERAÇÕES

O aparecimento de novas testemunhas muda sensivelmente o quadro do caso, que passa a demandar pesquisas mais profundas.  É evidente que a ausência de originais e o claro interesse publicitário continuam sendo fortes evidência contra a autenticidade das fotos, mas não se pode mais descartar, a princípio, que algo tenha ocorrido.

Infelizmente, casos desse tipo são de análise muito complexa, o que não favorece comprovações de autenticidade. A ampla repercussão das fotos pela região é um claro vetor de contágio para Histerias Coletivas, tendo como resultado o aparecimento progressivo de testemunhos corroborativos. Isso pode ser provocado tanto por elementos psicológicos de pânico, quanto o desejo de participar ativamente da “novidade”.

Também não se deve descartar o desejo natural do município em tentar capitalizar a notoriedade potencial causada pelo suposto evento. Ganhos econômicos consideráveis podem ser obtidos, como se observa em Roswell e Varginha, para citar exemplos mais conhecidos. Essa tentativa de capitalização já era um processo em andamento, como o próprio folder dos ciclistas pode comprovar.

Algo pode ter acontecido ou mesmo estar acontecendo na região serrana de Senhor do Bonfim. Infelizmente, a fragilidade das principais provas apresentadas e os elementos acima descritos dificultam sobremaneira trabalhos sérios de análise e investigação. Mudamos nossa avaliação da ocorrência de Fraude (EP=30) para Possível Fraude (EP=31), tendo em vista destacar a necessidade de mais investigações.

Saiba mais sobre nosso sistema de avaliação no artigo Avaliação de Casos.

FICHAMENTO

Data: 20130414 | Latitude: -10.416667 | Longitude: -40.266667 | Relevância: 1 | Estranheza/Probabilidade: 31 | Classificação Vallée: Tipo-Ia | Classificação Hynek: CE2 | Classificação Vallée-Hynek: CE-2 | Classificação CBPDV: CI-1 | Testemunhas: 2 | Objetos: 1 | Forma: Luzes, Apêndices, Metálico, Disco | Tamanho: Médio | Brilho: Inexistente | Hora: Desconhecido | Duração: 30m-1h | Término: Afastou | Clima: Limpo.

TAGS: Análises, Fotos, Ocorrências, Ufologia.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.


Comentários [19, RSS]
    • Obrigado Fernando,

      Infelizmente, parece que temos mais um caso de oportunismo. As informações já foram incorporadas no texto.

  • Fernando Ramos

    É caro Reno, assim a ovnilogia não avança. Antes pelo contrário.

  • Obrigado Fernando por indicar meu blog, e tb ao Ufologia Objetiva pela citação.

    Infelizmente a ufologia ainda sofre com isso, não sendo tratada com seriedade e ainda aparecem aproveitadores que pegam carona na polêmica que o assunto gera.

    Chega ser triste.

  • Na verdade este evento acontece há muito tempo(3 anos), e pelo que sei as pessoas continuam como em todo mundo discrente sobre a tematica. A pergunta que faço – Este pobre avistador pode ganhar O QUE diante de mizeras inscrições de R$ 10,00 – onde sabemos que pouco mais de 30 pessoas podem participarem???

    • Fernando Ramos

      Independentemente do que possa estar a acontecer no local de há uns anos para cá isso não invalidade que este caso especifico seja verdadeiro.

      O que o organizador do evento pode ganhar (ou pretendia ganhar) era publicidade de graça. E conseguiu uma vez que a sua prova ficou conhecida mundialmente.
      A quantidade de inscrições já é outro assunto.

    • Fernando Ramos

      Ao escrever o meu comentário acima enganei-me numa palavra.
      Assim, onde se lê “invalidade” deve ler-se “significa”.

  • E provavelmente a quantidade de inscrições destas vez pode ter sido bem superior aos últimos eventos, já que desta vez chamo mais a atenção até das pessoas próximas.

  • Independentemente de ganhos reais terem ou não sido auferidos, há um vínculo claro que mostra uma motivação concreta para realização de fraude. Isso, somado a sintomática indisponibilidade das fotos digitais originais, é o que invalida a legitimidade do registro.

  • A gente percebe que involuntariamente pessoas esclarecidas acabam fazendo o jogo governamental que é descaracterizar, ridicularizar, confundir o público. Estou perto, moro na cidade e sei mais que qualquer um que possa fazer comentários que este caso é um dos mais sérios sobre óvnis da atualidade visitando o planeta.

    Quem acompanha o fato é bom lembrar que não somente os dois ciclistas viram o suposto objeto, mais pessoas simples do povo; um pintor de carro e um agricultor que recentemente num trabalho de pesquisa, feito pelo JORNALIMO DE UMA AFILIADA DA REDE GLOBO, falaram na mídia a SOBRE A MESMA experiência, vivida no mesmo dia com o provável objeto voador.

    Nos simpatizantes do assunto e ufólogos deveríamos fazer como o sério jornalismo – cair em campo, gastar tempo e ouvir as fontes, analisar o local e os personagens envolvidos e não tecer comentários sem embassamento.

    Em nenhum momento os ciclistas, testemunhas do avistamento negaram que estivesse fazendo o serviço de marcação da trilha para o suposto evento que aconteceria no local e que leva o nome trilha dos óvnis, trilha dos óvnis por ser um dos lugares mais misteriosos e instigante da região. Fica o convite para todos pegarem equipamentos e se dirigirem ao local para fazer vigílias, assim saberemos a real verdade sobre tantos avistamentos na serra do gado bravo.

    Por fim, é triste ver pessoas fazendo o jogo dos governos que é transformar verdade em mentira.

    • Não acreditar em tudo que aparece, e analisar uma atitude enormemente suspeita, sobre um objeto com aparecia de algo radio controlada é fazer os jogos do governo?

      Dei uma olhada rápida pela internet agora e observei 2 coisas:

      1- Em nenhum site fala de outras testemunhas, ou seja não se pode ligar o avistamento dos ciclistas com o das pessoas citadas.

      Pois em nenhum momento foi falado que o local não apresenta nenhum histórico do fenômeno, portanto as testemunhas podem ter avistado objetos diferentes, seria interessante Jeorge, se vc postar links onde fala destas testemunhas ou que tenha o relato deles.

      2 – A historia esta sendo sempre reproduzida pelos sites, nenhum traz novidades, e ainda assim em um fala que o objeto ficou 10 minutos e em outro fala que ficou 15minutos segundo as testemunhas.
      Em uns a forma com que pediu para o amigo tirasse as fotos foi diferente, então ou os sites estão distorcendo a historia ou as testemunhas não estão conseguindo manter a mesma historia perfeitamente.

      E em um dos blogs postaram este link a baixo afirmando se tratar de um drone, e não é impossível:

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=90R_GH0AJK8

      Existem muitas possibilidades para explicar estas fotos, mas todas elas são praticamente barradas de confirmação já que a testemunha deletou as fotos, assim não podendo fazer uma analise, e isso a testemunha sabe bem, pois até hoje não conheço um caso que a testemunha tenha vontade de divulgar o ocorrido e deleta exatamente a prova que poderia garantir que esta falando a verdade.

      Ufologia seria começa analisando a testemunha, o testemunho, as atitudes dos mesmos antes e depois do ocorrido, o comportamento perante a mídia, e o quanto a pessoa mantem a historia ao fala da mesma, pra depois algum ufólogo gastar tempo e dinheiro do próprio bolso pra ir até o local, pois a ufologia e ufólogos estão cansado de perder tempo com algo que a possibilidade de ser falso supera e muito a possibilidade de ser verdadeiro.

      No meu blog até reconheço que posso ter exagerado, mas caso tenha algo que me faça voltar atrás eu vou publicar, mas como pode ver, a maioria dos sites/blogs mantem neutros e abertos a atualizações coisas que não ocorreram ainda.

      Então peço encarecidamente, já que mora na cidade então terá menos custo que algum ufólogo de fora, então peço que faça uma investigação detalhada e pegue o relato do máximo de testemunha, dos ciclistas, vá até o local faça umas fotos no mesmo lugar que os ciclistas e mande um artigo ou suas conclusões aqui para o ufologia objetiva, pois sera o primeiro a fazer isso já que parece que ninguém fez uma investigação do caso da forma que vc falo, assim irar tirar todas nossas duvidas.

      E caso ele faça, já peço ao Ufologia Objetiva autorização pra posta no meu blog…

      E quanto a pesquisa de campo eu gostaria muito, mas não tenho uma renda que poderia bancar uma pesquisa de campo já que moro em cidade grande e raramente tem casos por aqui, então teria que ir para cidades do interior, e os custos mais equipamento não teria pra bancar.

      Mas assim como eu, muitos pela internet contribui com a ufologia divulgando e não deixando o povo acreditar em todo que postam na internet ou tudo que a mídia divulga como verdade, por isso o nível de ceticismo por quem faz site/blogs sérios é bem maior, pois estamos inundados de mentiras tentando colher e separar alguma verdade.

      Até mais…

    • Caro jeorge,

      Fico feliz que tenha interesse no aprofundamento de pesquisas sobre o assunto, o que também compartilhamos. No mais, entendo que as resposta se observações do Adalberto, do site Linkenigmas, foram bastante apropriadas. Acrescento apenas dois esclarecimentos:

      1) A desmistificação de fraudes e enganos não é uma atitude “involuntária”, mas um objetivo prioritário de qualquer pessoa que se proponha a realizar uma investigação séria dos fenômenos ufológicos;

      2) Não creio que descaracterizar, ridicularizar e confundir o público em relação à ufologia seja um objetivo governamental nos dias de hoje. Apresento brevemente essa linha de raciocínio em http://www.ufologiaobjetiva.com.br/contatos-de-quinto-grau/.

      Sobre esses esclarecimentos, falo apenas em nome do Ufologia Objetiva. Não sei a opinião dos outros debatedores.

    • Fernando Ramos

      Jorge, o senhor assistiu ao aparecimento do objecto ou está a comentar com base no que ouviu?

      Como já disse, o facto da zona ter um elevado grau de acontecimentos não significa que TODOS eles sejam verídicos ou genuinamente inexplorados. De certeza que se me desse uma lista desses casos eu podia-lhe apontar alguns fenómenos naturais, factos quotidianos ou mesmo tecnologias que podiam explicar alguns deles.

      Depois a desculpa do encobrimento, de algumas pessoas poderem trabalhar para o governo, etc, é uma desculpa de quem procura desesperadamente que a sua fantasia sobre os discos voadores sobreviva à verdadeira realidade de uma explicação para alguns casos específicos..

      Também, o facto de morar na cidade não o torna dono do conhecimento do que se passa, principalmente se não conhecer um pouco sobre fenómenos aéreos, tecnologia militar e outras explicações dentro das áreas lúdicas.
      Ficaria espantado a variedade de materiais lúdicos que existem e que podem ser facilmente confundidos, quer de dia quer de noite, com muitos passatempos.

      Diga-me; porque é que esses testemunhos apareceram tanto tempo depois do acontecimento? Será que não surgiram para dar alguma credibilidade a um caso que estava a ficar desacreditado? Que oportuno esse aparecimento.

      Diga-me uma empresa de TV ou rádio que faça o tal trabalho sério sem fazer uma referência especulativa do caso para ter audiência ou que o faça de modo sério sem brincar com o facto?
      Mentalize-se. Os jornalistas não fazem trabalhos sérios sobre este tema por um simples motivo. Não conhecem o fenómeno e por isso não sabem o que verificar ou investigar.
      Esta reportagem é o exemplo perfeito disso. Tem dúvidas?

      Amigo, é triste ver que, MAIS UMA VEZ, quem diz gostar de ovnilogia (como parece ser o seu caso) não aceitar opiniões contrárias. Sabe? Nem todos os que escrevem sobre estes factos são totalmente cegos e ignorantes. Há alguns que se dedicam a assunto há mais de 30 anos e por isso sabem muito bem do que falam. Não precisam trabalhar para governos. São os próprios aficionados da ovnilogia que tratam de a deixar mal vista. Infelizmente.
      Já ouviu falar em ufolatria? É quando a ovnilogia se torna uma religião para alguns e esses não aceitam que hajam outras explicações para as luzinhas no céu.

  • Olha, o fato é que o caso realmente deve ser investigado com mais profundidade. Estou despido de qualquer sentimento com relação ao aparecimento do suposto óvni que possa prejudicar a minha sensatez. Fenômeno aéreo qual seria? Ao não ser desconhecido, tecnologia militar não temos base nenhuma das forças aramadas numa área muito grade de quilômetros, outras explicações… Qual seria? Equipamento por controle, impossível – se fosse o custo é tão alto que as testemunhas nunca teriam condições financeira de comprar e nem de transitar sem ninguém ver ou saber.
    Quando disse jornalismo sério- seria fazer o mínimo – ouvir as fontes e sondar o entorno do ambiente .

    As testemunhas não apreceram elas formam descobertas após repercusão do caso . São pessoas que não tem ligação nenhuma com as primeiras testemunhas –inclusive uma diz não acreditar que seja fenômenos extra-terrestres – mas aponta as características do objeto. Um é agricultor mora nas proximidades da serra há 15 anos , e o outro e pintor de veículos.

    http://falandotudo.com/index.php/agricultor-faz-novas-revelacoes-sobre-suposto-disco-voador-que-apareceu-no-ceu-senhor-do-bonfim/

    Amigão, sei que através de cálculos matemáticos se consegue saber o tamanho exato de determinado objeto em fotografias. Então, fica o desafio acredito que deve ter contato que possa determinar de fato que tamanho aquele objeto possa ter originalmente . Acredito que assim poderemos de fato especularmos com mais propriedade.

    • O primeira testemunha do link que vc passo, teria que ter uma conversa mais longa com ela, pois das duas uma, ou é uma testemunha criada pra dar credito a historia ou a reportagem esta tentando forçar a ligação entre os dois casos.

      Porque penso isso:

      “Quando eu estava no terreiro, vir aquele objeto no céu. Ele piscava voando bem devagarzinho pela a serra até que sumiu”

      [ Até ai tudo bem… ]

      “Perguntado sobre o barulho Isaias disse; “tinha o som de uma maquina de costurar e luzes pequenas e amarelas piscando””

      Pelo tamanho do objeto fotografado pelos ciclistas, e pela distancia da serra que é visível na foto, eu diria que o senhor Isaias tem um ouvido muito apurado pra ouvir o som do objeto.

      Não quero duvidar da credibilidade do senhor, mas até o avistamento dele pode ser verdade, quanto ao som, pode não ser e o site quem esta tentando vincular as historias.

      Então seria interessante pegar umas 3 entrevista pra ver se ele não muda a historia ou fazer uma entrevista mais longa e pegar mais detalhes do que ele viu, pois parece ser algo sem ligação com o caso dos ciclistas.

      Até…

  • jeorge,

    As novas informações que você apresentou já foram agregadas ao artigo, juntamente com nossa avaliação. Concordamos que são necessárias mais pesquisas.

    Quanto ao cálculo do tamanho, não pode ser feito sem o conhecimento da distância até o objeto ou outras informações contidas no artigo Exifs das fotos, que não foram disponibilizados.

    Saiba mais em:

    http://www.ufologiaobjetiva.com.br/navegacao-e-referenciamento/

    Aplicamos fórmulas práticas em:

    http://www.ufologiaobjetiva.com.br/kenneth-arnold/

  • E vamos que vamos, pois acho que aqui o no OVNI Hoje é os unicos locais que ainda estão debatendo sobre.

    E agora visitando o Face de um dos ciclistas olha só oque achei:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=169974009830033&set=a.102356979925070.5623.100004523045354&type=1&relevant_count=1

    Acho que estou fazendo bem em nem atualizar minha postagem no meu blog, me diz se esta historia não esta dando o retorno premeditado por eles.

    Até…

  • E quanto mais eu vejo mais me convenço da não veracidade de muita coisa:

    Achei a reportagem, vejam:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Y5Ex3A6UPQE

    E agora nem que este cara é ufólogo eu acredito, ele parecia nervoso pra falar na TV, e pra um ufólogo experiente ou acostumado, a postura dele esta mais pra uma pessoa comum do interior que tenha visto algo estranho do que para um ufólogo inexperiente.

    Agora vcs avaliam…

  • Nunca fiz parte de algum estudo, apenas até então era um curioso, mas nos últimos dias me envolvi com alguns relatos sobre o assunto, inclusive um que aconteceu há muito tempo atrás também na Bahia, que envolveu o casal FRITZ ABBEHAUSEN, que por sinal a Sra. Hoje com seus 104 anos e lucida ainda fala com bastante propriedade sobre o assunto, mas vamos ao meu “caso”, como já havia dito nunca havia mencionado que coincidentemente na tarde de 13 de abril de 2013, domingo dirigia de Juazeiro sentido a Senhor do Bomfim quando no final da tarde cheguei a visualizar o objeto tal como exposto na foto acima, fiquei por algum instante impressionado, cheguei a estacionar no acostamento na tentativa de filmar com o celular, mas naquele momento não mais o avistei. Jorge Lago, 23.04.2014.

  • Comente

    COMENTÁRIO

    ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

    *

    © 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
    Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.