Royal Society reivindica plano mundial para contatos

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Royal Society reivindica plano mundial para contatos alienígenasRoyal Society reivindica plano mundial para contatos alienígenas. Terra, em 10 de janeiro de 2011.

A sociedade científica britânica Royal Society adverte em sua última edição da revista Philosophical Transactions que os governos do mundo deveriam se preparar para um possível encontro com uma civilização extraterrestre, que poderia ser violenta.

A publicação, que este mês dedica um número completo ao tema da vida extraterrestre, argumenta que se o processo de evolução seguir em todo o universo padrões darwinistas, tal como ocorre na Terra, as formas de vida que entrariam em contato com os seres humanos poderiam “ter tendência à violência e à exploração” dos recursos.

Por esse motivo, os cientistas reivindicam que as Nações Unidas (ONU) configurem um grupo de trabalho dedicado a “assuntos extraterrestres” com a capacidade de delinear um plano a ser seguido em caso de contato alienígena.

“Devemos estar preparados para o pior” no caso de encontrarmos uma civilização extraterrestre, alerta o professor de paleobiologia evolutiva na Universidade de Cambridge, Simon Conway Morris, que considera que a vida biológica deve ter em todo o universo características similares às da terra.

Morris acredita que se existem alienígenas inteligentes “são parecidos conosco”, algo que, “diante da nossa não muito gloriosa história”, deveria “nos fazer refletir”.

OBSERVAÇÕES

Não há surpresas na reivindicação. Sua necessidade já foi sinalizada no documento The Royal Society Science sees further (nov 2010). O contexto, contudo, não envolvia necessariamente contatos com civilizações inteligentes, mas também a intervenção em ecossistemas alienígenas.

No que diz respeito a explorar essas outras formas de vida mencionadas, qualquer estratégia aplicada deve excluir contaminação biológica – não apenas para proteger a nós mesmos, mas também para apoiar a biodiversidade cósmica. Sem procedimentos juridicamente vinculativo ainda em vigor, um amplo diálogo sobre o desenvolvimento de uma agenda social sobre a vida extra-terrestre é necessário.

É uma boa iniciativa. O resultado devem ser regras análogas à Primeira Diretriz, do seriado Star Trek, que determina critérios para contatos abertos, sendo eles: 1) Ter conseguido, por seus próprios meios, a capacidade de dobra; 2) Governo centralizado.Primeira Diretriz (Star Treck). Wikipédia acesso em 11/01/2011.

A título de curiosidade, nosso civilização atual não preenche nenhum dos requisitos exigidos na ficção para que fossem permitidos contatos abertos pela Federação.

FICHAMENTO

Data: 20110111.

TAGS: Oficial, Ufologia.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.