Rastreador

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Ufologia Objetiva não é um site de notícias. Nossa intenção, aqui, é efetivar pequisas e formular análises. Não há como negar, contudo, que notícias sobre ocorrências ufológicas e fortianas, entraves científicos e novas expansões tecnológicas compõem a matéria prima de nossas avaliações. São muitos os site que divulgam esse tipo de informação na internet. Sobre isso, é importante se destacar dois aspectos.

Primeiro, não é suficiente apenas listar as informações, sendo também necessário encontrá-las com facilidade quando necessário. Para isso utiliza-se o instrumento das etiquetas, ou “tags”, cujas classificações em outros sítios nem sempre são satisfatórias para as nossas necessidades. Segundo, é preciso garantir a segurança dos dados. A internet é muito instável, com muitos sites frequentemente descontinuando seu provimento ou manutenção.

Assim, essa seção é voltada para reunir notícias que consideramos relevantes para o estudo de fenômenos ufológicos ou fortianos, além de apresentar os últimos avanços científicos que podem auxiliar nossas pesquisas. Informações que registramos apenas os links e as etiquetas relacionadas, permanecendo o conteúdo em outros sítios que, por motivos diversos, consideramos que permanecerão seguras, estão identificadas com a etiqueta Clipping.

Compreenda melhor nossa lógica de classificação de artigos conhecendo o significado individual de nossas etiquetas e campos personalizados em Estruturação de Dados. As etiquetas e os campos personalizados (custom fields) são a raiz de nossa base dados. Campos personalizados têm papel específico no fichamento dos casos, já as etiquetas são genéricas. Sua combinação podem chegar a bons resultados de filtragem. Abaixo, fornecemos diferentes combinações úteis. Você também pode usar nossa opção de Navegação Completa, que possibilita combinar qualquer uma de nossas classificações. A Navegação Avançada (tags) processa as combinações entre etiquetas e categorias, fornecendo a quantidade de artigos existentes no cruzamentos entre elas.

O sistema de etiquetas e fichamento de artigos é fundamental para nossas pesquisas. Caso encontre inconsistências na classificação dos artigos, não hesite em apontar o problema para que efetivemos a correção. Faça isso deixando um comentário no artigo problemático.

COMBINAÇÕES DE ETIQUETAS

Seguem algumas combinações úteis de etiquetas, organizadas em ordem alfabética.

Adivinhação+Disestesias  = Precognição e pressentimentos.

Ancestralismo+Astronomia+Exobiologia = Panspermia.

Ancestralismo+Exobiologia+Astronomia = Panspermia.

Assombrações+Exobiologia = Criaturas míticas inteligentes.

Astronomia+Ancestralismo+Exobiologia = Panspermia.

Astronomia+Exobiologia = Astrobiologia ou xenobiologia.

Astronomia+Exobiologia+Ancestralismo = Panspermia.

Astronomia+Extremófilos = Panspermia.

Disestesias+Adivinhação = Precognição e pressentimentos.

Disestesias+Tecnologia = Tecnologias que expandem nossos sentidos.

Estranho+Exobiologia = Inteligência e conciência animal.

Exobiologia+Estranho = Inteligência e conciência animal.

Exobiologia+Astronomia = Astrobiologia ou xenobiologia.

Exobiologia+Astronomia+Ancestralismo = Panspermia.

Exobiologia+Ancestralismo+Astronomia = Panspermia.

Exobiologia+Assombrações = Criaturas míticas inteligentes.

Extremófilos+Astronomia = Panspermia.

Tecnologia+Disestesias = Tecnologias que expandem nossos sentidos.

O estudo exaustivo de ocorrências anômalas, com as investigação de possíveis explicações para as mesmas, são realizados em nossas seções Tópicos Avançados, Realidade OVNI, Ufoarqueologia e Mundo Fortiano. Cabe, agora, definirmos e esclarecermos os motivos que nos fazem rastrear alguns assuntos.

ASTROBIOLOGIA

Astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo. Este campo multidisciplinar engloba a busca de ambientes habitáveis dentro e fora do nosso Sistema Solar, provas de química pré-biótica, vida em Marte e em outros corpos celestes, pesquisas sobre a origens e evolução das primeiras formas da vida na Terra e  estudos sobre o potencial de adaptação de seres vivos no espaço e em outros ambientes inóspitos.About Astrobiology. NASA. Acesso em 13/10/2010.

A astrobiologia também é conhecida como exobiologia (para a qual damos um significado diferente, veja Estruturação de Dados), exopaleontologia, bioastronomia e xenobiologia.Exobiologia. Wikipédia. Acesso em 13/10/2010 Durante muito tempo, ela foi desprezada e ridicularizada pelo Conhecimento Estabelecido, tendo se tornado um campo de estudo formal apenas na segunda metade do século XX, com um programa específico da NASA.About Astrobiology. NASA. Acesso em 13/10/2010.

Até bem recentemente, predominava o entendimento que a vida era um fenômeno que exigiria condições ambientais muito específicas, o que já está amplamente superado pelas evidências. Sabemos que pode haver vida com ou sem oxigênio, em temperaturas glaciais ou acima de 100ºC, no vácuo ou sob a pressão de várias atmosferas. Sabemos que pode mesmo haver vida independentemente da luz, em ecossistemas baseados em reações químicas.Veja artigos com a etiqueta Extremófilos. Isso deu novas forças à astrobiologia.

Nosso interesse nesse assunto deriva do fato de que a origem espacial para os fenômenos ufológicos foi, por muito tempo, opinião dominante no meio especializado – tendo muita força ainda hoje. Independentemente disso, hoje poucos duvidam da Possibilidade de Vida Nativa Fora da Terra. Quando isso for confirmado, teremos uma expansão considerável dos limites do paradigma, o que nos auxilia. A astrobiologia é identificada em nosso site pelas etiquetas Astronomia+Exobiologia.

PANSPERMIA

A teoria conhecida como Panspermia estabelece que alguma forma elementar de vida vaga pelo espaço exterior, na forma de organismos extremófilos chamados por alguns de cosmozoários. A vida na Terra teria começado quando algumas dessas criaturas chegaram aqui, se propagando nas condições ambientais encontradas e dando origem a toda a nossa biodiversidade.Panspermia. Wikipédia. Acesso em 13/10/2010.

A panspermia como é entendida hoje foi elaborada pelo médico e físico alemão Hermann Von Helmholtz (1821-1894), em 1879.Hermann Von Helmholtz. Wikipédia. Acesso em 20/01/2011. Entre os seus mais notáveis defensores, encontra-se o eminente cientista William Thomson (1824-1907) – o Lorde Kelvin, que praticamente moldou a física do início do século XX, fazendo importantes contribuições na análise matemática da eletricidade e termodinâmica e criando a escala Kelvin de temperatura.William Thomson. Wikipédia. Acesso em 20 de janeiro de 2011.

Lord Kelvin repudiava qualquer possibilidade de geração espontânea para o surgimento da vida na Terra – o que certamente incluiria a hipótese heterotrófica, a “sopa química” de Oparin-Haldane.Abiogênese. Wikipédia. Acesso em 27 de janeiro de 2011. Segundo Kelvin, também se fosse possível encontrar uma solução provável, consistente com o curso ordinário da natureza, não se deveria recorrer explicativamente a um poder criador. O único outro caminho que podia imaginar era que “haveria incontáveis rochas meteóricas portadoras de sementes movendo-se através do espaço”, e que algumas dessas, atigindo a Terra, proporcionaram os começos necessários da vida.Hal Hellman. Grandes Debates da Ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora UNESP, 1999. pp. 150-1.

Há diferentes hipóteses para a origem dos cosmozoários. Uma delas é que eles sejam nativos do espaço, formas de vida simples ou complexas adaptadas a sobreviver nas condições do vácuo, compondo criaturas que na literatura ufológica são chamadas de zeróides.Norman J. Briazack e Simon Mennick. O Guia dos UFOS. São Paulo: Difel Difusão Editorial S/A, 1979. Outra hipótese, é que os cosmozoários sejam criaturas extremófilas nativas de alguma superfície planetária, lançados no espaço pelo impacto de um meteoro ou outro fenômeno natural, que permanecem hibernado em meteoritos até encontrar condições favoráveis em outro lugar do cosmo.

Mesmo ainda não possuindo comprovação científica irrefutável, existem evidência consistentes da efetiva possibilidade de ocorrência do fenômeno. Em nosso site, os artigos que envolvem esse assunto têm as etiquetas Extremófilos+Astronomia ou, ainda, Astronomia+Ancestralismo+Exobiologia.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.