Outro macaco no sudeste asiático

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

montagem ilustrativa - reconstrução digital da face

Macaco com nariz arrebitado é catalogado em MianmarMacaco com nariz arrebitado é catalogado em Mianmar. G1, em 27 de outubro de 2010.

Simulação mostra espécie descoberta no país asiático. Habitantes da região já conheciam o animal.

Uma nova espécie de macaco com nariz arrebitado foi catalogada em Mianmar, no sudeste asiático, por uma equipe internacional de estudiosos de primatas, segundo informações da revista científica American Journal of Primatology divulgadas nesta quarta-feira (27).

outra ilustração

Já conhecida dos habitantes da região, a espécie Rhinopithecus strykeri foi achada em uma região florestal de difícil acesso no extremo norte do país, região pertencente ao estado de Kachin. Há apenas de 260 a 300 indivíduos no local, o que torna a espécie ameaçada de extinção. Os birmaneses conhecem o mamífero como “mey nowoah”.

A face do animal foi reconstituída pelos cientistas, que alteraram digitalmente uma foto de outra espécie para simular a aparência do símio, com base em uma carcaça encontrada na nação asiática. De cor preta, o primata possui uma longa cauda, maior que o comprimento do restante do corpo, barba e orelhas com pontas brancas.

uma foto

A combinação das chuvas fortes na região com o nariz peculiar do macaco tornaram possível a identificação por parte de caçadores, já que o animal espirra quando água entra no órgão. Para se proteger do incômodo, o primata procura manter a cabeça entre as pernas.

Segundo conservacionistas, o risco de extinção da população do mamífero está ligado à construção de estradas, patrocinadas por empresas chinesas que chegam à região atualmente.

OBSERVAÇÃO

Apesar de raro, o animal era conhecido pelos moradores da região – mey nowoah significa macaco com a cara virada para cima.Nova espécie de macaco descoberta na Birmânia espirra à chuva. Ecosfera, em 27 de outubro de 2010. Se já tivesse se extinguido, muito provavelmente pesquisadores do Conhecimento Estabelecido atribuiriam referências a tal animal como a alguma lenda ou superstição.

Esse é o terceiro primata de porte médio descoberto no sudeste asiático no século 21, entre várias outras espécies. Os outros dois foram o Nomascus annamensis e o Macaca munzala. As latitude e longitude consideradas correspondem ao extremo norte do estado Kachin, em Mianmar.

Veja também:

– Cientistas conseguem em Mianmar imagens inéditas de macaco raro. G1, em 12 de janeiro de 2012.

FICHAMENTO

Data: 20101027 | Latitude: 28.381417 | Longitude: 97.645775 | Características: , .

TAGS: Criptozoologia, Descoberta.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.