O mistério das luzes de Marfa

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

O mistério das luzes de Marfa, Texas – EUAO mistério das luzes de Marfa, Texas – EUA. OVNI Hoje, em 20 de agosto de 2012.

As ‘Luzes de Marfa’, também conhecidas como as ‘Luzes Fantasma de Marfa’, tem sido observadas na Rota U.S. 67, em Mitchell Flat, ao leste da cidade de Marfa, no Texas – EUA.

O primeiro relato sobre as luzes foi publicado na edição de julho de 1957 da Coronet Magazine, que foi a única publicação a alegar que as luzes datam do século IXX (sic).

Relatos falam sobre esferas do tamanho de bolas de basquete, com muito brilho, pairando sobre o solo, e algumas vezes muito altas no ar.  As cores são geralmente descritas como sendo brancas, amarelas, alaranjadas, ou vermelhas; mas verdes e azuis algumas vezes também são relatadas.  Alega-se que as esferas geralmente pairam na altura do ombro de uma pessoa de estatura média, ou que se movem em baixa velocidade.  Também há relatos delas disparando em alta velocidade para qualquer direção.  Muitas vezes elas aparecem em pares ou em grupos que se dividem em pares, desaparecendo e reaparecendo, e se movendo em padrões irregulares.

De acordo com as pessoas que alegam ter visto as luzes, elas podem aparecer a qualquer hora da noite, tipicamente ao sul da Rota U.S. 90 e ao leste da Rota U.S. 67.  Elas aparecem em todas as estações do ano e em qualquer tipo de clima, aparentemente não influenciadas por estes fatores.  Algumas vezes elas têm sido observadas durante o final da tarde e no início da manhã, quando a paisagem está pouca iluminada.

É extremamente difícil se aproximar das luzes de Marfa, principalmente devido ao perigoso terreno de Mitchell Flat.  Também, todas as terras onde as luzes são avistadas são propriedades particulares e o acesso é proibido sem permissão dos proprietários.

O estado do Texas menciona as luzes em seus mapas de viagem, e a cidade de Marfa construiu um mirante.  A Câmera do Comércio de Marfa procura promover as luzes, com seu Festival das Luzes de Marfa, que ocorre anualmente no centro da cidade.

As luzes foram matéria para um segmento da série de TV chamada Unsolved Mysteries.  A moradora Julia Plumbley, falou sobre o avistamento que seu pai, Robert Ellison, relatou no início do século XX.  Ellison e um amigo fazendeiro avistaram as luzes e inicialmente presumiram que se tratavam de fogueiras dos Apaches, mas as luzes  continuaram a ser vistas por semanas a fio.

Um outro morador, Hallie Stillwell, disse ter vindo a Marfa em 1916 a negócios com alguns membros da família, e  estava em um carro próximo à cidade quando um membro de sua família enxergou as luzes.

Stillwell lembra: “Estávamos somente conversando e, de repente, vimos as luzes sobre as Montanhas Chinati.  Não poderiam ter sido quaisquer tipos de luzes de automóveis.  E primeiramente pensamos que provavelmente se tratava de um acampamento de índios ou mexicanos, ou fazendeiros.  Mas não se comportavam como fogueiras.  Elas eram peculiares e nunca tínhamos visto nada parecido antes.  E é claro, nenhum de nós sabia nada a respeito disso; não eramos cientistas ou algo parecido.  Assim dissemos: ‘Bem, só pode ser um fantasma; são somente luzes fantasma’.  E daquele momento em diante as chamamos de ‘luzes fantasma’ “.

De acordo com a série de TV, as luzes foram vistas novamente em 1943, próximas à base do exército em Marfa.  Fritz Kahl, que as testemunhou, declarou em uma entrevista: “Quando vimos as Luzes de Marfa pela primeira não havia nenhum tráfego de veículo à noite.  O combustível estava sendo racionado, assim quaisquer tipos de luzes eram fenômenos por si mesmas…

Estudos mais recentes (2004) do fenômeno, por alunos universitários, defendem a tese de que os avistamentos são causados por fenômenos atmosféricos refletindo as luzes de automóveis que trafegam na região.  Contudo, vale lembrar que os primeiros relatos datam de um século atrás, quando automóveis eram raros, principalmente em regiões mais remotas.

O mistério continua.

n3m3

Fonte das informações: wikipedia

FICHAMENTO

Data: 20120820 | Latitude: 30.307938 | Longitude: -104.019072.

TAGS: Sínteses, Ufologia.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.