Novas espécies de planta na Amazônia

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Botânicos encontram novas espécies de plantas na Amazônia bolivianaBotânicos encontram novas espécies de plantas na Amazônia boliviana. Globo Amazônia, em 8 de novembro de 2010.

No total, pesquisadores registraram 7 espécies na floresta amazônica. Desde início do Projeto Madidi, já foram anunciadas 132 novas espécies.

Pesquisadores do Jardim Botânico de Missouri, nos Estados Unidos, e do Herbário Nacional de La Paz, na Bolívia, divulgaram na semana passada a descoberta de novas espécies de plantas na Amazônia boliviana.

No total, os botânicos descreveram 8 novas espécies, sendo que 7 foram encontradas no Parque Nacional Madidi, localizado a leste de La Paz em uma área de floresta amazônica que antecede a Cordilheira dos Andes.

Apenas uma espécie, a Siphoneugena glabrata, foi observada fora do Parque Madidi. A descoberta das outras espécies (Prestonia leco, Passiflora madidiana, Siphoneugena minima, Hydrocotyle apolobambensis, Weberbauerocereus madidiensis, Styloceras connatum e Meriania horrida) está vinculada ao Projeto Madidi, que pesquisa há cerca de 10 anos uma das regiões com mais rica biodiversidade na Bolívia.

Segundo os pesquisadores, algumas das novas espécies só são observadas em áreas específicas dentro do parque. Por isso, elas foram consideradas como vulneráveis, seguindo os padrões da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

De acordo com Peter Jorgensen, curador do Jardim Botânico de Missouri, algumas das espécies podem ser ameaçadas pela construção de estradas e o aumento da atividade agropecuária na região.

Desde o início do Projeto Madidi, pesquisadores já documentaram mais de 7 mil espécies, das quais 132 foram vistas pela primeira vez e 32 já foram publicadas.

OBSERVAÇÕES

Imagino que a lacuna em nosso conhecimento da biodiversidade botânica pode ser ainda maior até que a gigantesca que temos em zoologia. Novas descobertas devem estar por vir, sem dúvida, especialmente na região amazônica.

FICHAMENTO

Data: 20101108 | Latitude: -15.189025 | Longitude: -67.614663.

TAGS: Criptobotânica, Descoberta.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.