Neandertal tinha mesmo gene da linguagem humana

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Neandertal tinha mesmo gene da linguagem que ser humanoNeandertal tinha mesmo gene da linguagem que ser humano. Folha, em 18 de outubro de 2007.

O homem de Neandertal, antigo parente do ser humano moderno, extinto misteriosamente há pelo menos 30.000 anos, também era dotado do gene-chave necessário para desenvolver a linguagem. A informação é de um estudo europeu publicado nesta quinta-feira (18) nos Estados Unidos.

Essa descoberta abre a possibilidade de que o homem de Neandertal, que apareceu há cerca de 300.000 anos e chegou a conviver com o Homo sapiens, tivesse capacidade genética para falar, segundo os autores da pesquisa, publicada na revista americana “Current Biology”.

O gene, chamado FOXP2, desempenha um papel fundamental na formação de regiões do cérebro ligadas ao aprendizado da linguagem.

As pessoas com uma anomalia nesse gene têm dificuldades para aprender a falar, explica Johannes Krause, antropóloga do Instituto Max Planck, em Leipzig (Alemanha), e co-autora do estudo.

“Não há qualquer razão para pensar que os homens de Neandertal não podiam falar”, destacou.

Os cientistas recuperaram as amostras de DNA em fósseis encontrados em uma cova no norte da Espanha.

OBSERVAÇÕES

Muitos consideram a capacidade da fala como uma diferença competitiva fundamental para a evolução da espécie humana. Se nossos primos também possuíam essa habilidade, há ainda mais mistérios sobre a ascensão do Homo sapiens e uma chance considerável de organizações sociais evoluídas em períodos mais remotos.

FICHAMENTO

Data: 20071018 | Características: .

TAGS: Ancestralismo.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.