Moscou Independence Day

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Moscou tem dia de ‘Independence Day’Moscou tem dia de ‘Independence Day’. O Globo, 11/10/2009. Aceesso em 29/07/2010.

Uma auréola cintilante foi flagrada nos céus de Moscou, fazendo com que a capital da Rússia ganhasse um cenário de “Independence Day”, filme arrasa-quarteirão estrelado por Will Smith em que um exército de ETs tenta destruir a Terra. Um especialista em óvnis disse que se trata de um “verdadeiro mistério”. Os mais empolgados celebraram a imagem como sinal da presença de uma nave-mãe alienígena.

O vídeo mostrando o fenômeno pipocou na internet mundo afora, provocando acaloradas discussões em fóruns, blogs e sites. As teorias apontam para: nave intergalática, prova da tecnologia russa para mudança do tempo e até sinal de que o fim do mundo está próximo.

Para os meteorologistas não há nada de sobrenatural: a auréola não passa de um fenômeno óptico.

A imagem parada até impressiona um pouco. Mas, em movimento, faz perderem o sentido as especulações sobre objetos alienígenas.  Não há qualquer indício de movimento autônomo ou de uma natureza artificial para a formação. Veja o vídeo (flv→zip, 1.45 MB).

Entretanto, apenas assumir que tudo não passa de um fenômeno óptico, apesar de verdadeiro, é muito pouco. Explicações mais detalhadas são necessárias. Realizemos o que está ao nosso alcance.

Entendo que o céu fechado apresenta formação caractéristica de nimbostratus, aquelas nuvens baixas e densas, que prenunciam chuvas leves. Essas formações raramente deixam passar a luz do sol.Veja Estudo das Nuvens. Por algum motivo qualquer, um contorno circular foi fendido na massa de nuvens, deixando passar a luz solar.

Parece-me que a mencionada ilusão de ótica deve-se exclusivamente a isso, associado ao princípio básico da sobreposição fundo/figura que comanda nossos cérebros.

Na conhecida imagem acima, você pode ver um cálice ou duas faces de perfil, dependendo apenas se seu cérebo vê como fundo a cor branca ou preta.Da mesma forma, a imagem no céu de Moscou pode facilmente ser interpretada com um halo misterioso, se você vir a camada de nuvens como fundo, ou como uma fenda circular na formação atmosférica, se você colocar as nuvens em primeiro plano.Saiba mais sobre essa e outras regras que regem nossa percepção, pesquisando sobre Gestalt. Incluiremos um artigo sobre o assunto em breve.

AVALIAÇÃO

As causas que levaram a uma abertura tão curiosa na camada de nuvens não são claras, mas é evidente que o vídeo não registrou um Disco Voador, mas apenas uma fissura muito atípica numa formação nimbostratus.Veja Estudo das Nuvens.

Assumimos relevância um, uma vez que existe a teoria dos buracos fallstreak.Fallstreak Hole. Wikipédia. Acesso em 05/08/2010. Entendermos, contudo, que essa teoria deixa questões em aberto. Discutiremos tais ressalvas em breve. As latitude e longitude são as da cidade de Moscou.

FICHAMENTO

Data: 20091011 | Latitude: 55.755786 | Longitude: 37.617633 | Relevância: 1 | Estranheza/Probabilidade: 13 | Objetos: 1 | Forma: Elipse | Clima: Chuvoso | Características: .

TAGS: Análises, Meteorologia, Ocorrências, Vídeos.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.