Meteoros que Sobem

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Meteoros que sobemMeteoros que Sobem. Silvestre.eng.br. Acesso em 26/01/2012.

Muitas pessoas ficam confusas quando observam estrelas cadentes que aparentemente se movimentam de baixo para cima, partindo de uma posição próxima do horizonte e indo em direção a uma região mais alta do céu. Embora pareça estranho à primeira vista, esse fenômeno comum é apenas uma ilusão causada pela nossa incapacidade de avaliar grandes distâncias.

Os meteoros são efeitos luminosos produzidos a dezenas de quilômetros de altitude, mas, sem a noção de profundidade, nossa avaliação de sua posição fica sendo apenas angular, o que pode facilmente nos enganar. A mesma coisa acontece com as estrelas, cujas distâncias são muito variadas mas nós as vemos como se estivessem todas coladas num teto esférico, como o de um imenso planetário.

A figura, que não está em escala, mostra uma pessoa olhando para um meteoro brilhante, causado pela entrada de um objeto veloz em camadas cada vez mais densas da atmosfera terrestre, queimando e formando um rastro luminoso do ponto A até o ponto B. Note que o ponto A está a uma altitude maior que a do ponto B, como as linhas tracejadas deixam evidente. Entretanto, o observador pensa que o ponto A está mais baixo do que o ponto B, porque para olhar na direção de B ele precisa levantar mais a cabeça. Como a distância do rastro não é percebida, a pessoa o imagina desenhado sobre a esfera celeste e acaba tendo a impressão de que o objeto está subindo.

Roberto F. Silvestre, 29 de agosto de 2002.

CONSIDERAÇÕES

Considerar meteoros “ascendentes” como possíveis objetos não identificados é muito comum. Acima a imagem de um caso recente.OVNI ou meteorito?. Arquivos do Insólito, em 26 de janeiro de 2012.

FICHAMENTO

Data: 20120126.

TAGS: Astronomia, Ciência.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.