Fotografia em Nagano

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Relâmpago Globular em FotografiaRelâmpago Globular em Fotografia. Transcomunicação, 30/01/2009. Acesso em 16/08/2010.

Essa fotografia (acima) que mostra um relâmpago globular (Ball Lightning) foi tirada aproximadamente às 3:00 horas PM em 25 de Junho de 1987 em Nagano, no Japão, por um estudante universitário. O tempo estava nublado e com chuva intermitente. Em 1998, eu buscava informações sobre essa que era considerada a melhor fotografia de um relâmpago globular de que se tinha notícia até então. Enviei um e-mail ao expert no assunto, o Prof. Hideho Ofuruton, do Tokyo Metropolitan College of Aeronautical Engineering no Japão. Ele foi organizador de vários eventos sobre relâmpagos globulares, como o Quinto Simpósio Internacional de Ball Lightning (ISBL97) em Tsugawa, Niigata, no Japão em 1997.

Ofurutun afirmou na época que a fotografia tinha a possibilidade de ser um autêntico relâmpago globular, mas só via um problema: A linha do relâmpago correspondia com a linha da montanha que está no fundo. Apesar de saber que o relâmpago aparece na fotografia em frente ao poste da rua, o professor conclui sobre este problema: “Talvez essa correspondência seja um casualidade e eu não sei a razão”. Portanto, a certeza em 100% não tinha sido confirmada na época! Além disso, ele afirmou que não tinha realizado nenhum método em especial para analisar a fotografia.

Posteriormente na mesma época, consultei por e-mail o Dr. Osmar Pinto, especialista em relâmpagos do INPE. Perguntei-lhe sobre os estudos de relâmpagos globulares aqui no Brasil e sobre essa famosa fotografia obtida no Japão. Sua resposta foi: “Não conheço nenhum centro de estudo sobre o assunto no Brasil. Nós no INPE concentramos nossos estudos nos outros tipos de relâmpagos. Sobre a foto que falastes, eu conheço, mas não tenho mais informações sobre ela, a não ser que foi tirada aparentemente no Japão. Em relação à comunidade científica, em princípio a maioria dos pesquisadores aceita a idéia da existência de Ball Lightning, apesar de haverem alguns céticos.”

OBSERVAÇÕES

Apesar das controvérsias, a famosa fotografia é amplamente utilizada como exemplo de relâmpago globular em vários artigos sobre o fenômeno pela internet. Hoje, no Brasil , estudos sobre o assunto são desenvolvidos tanto por pesquisadores do INPE quanto da UFPE.

Não encontramos descrissões do evento e, ao que parece, a fotografia foi tirada ao acaso. O fato de acompanhar a linha férrea é típico, sendo relatado em várias outras observações. O rastro deixado pelo corpo esférico seria a característica mais controversa.

FICHAMENTO

Data: 19870725 | Latitude: 36.648550 | Longitude: 138.194243 | Relevância: 2 | Estranheza/Probabilidade: 32 | Testemunhas: Desconhecido | Objetos: 1 | Forma: Globo | Tamanho: Menor | Brilho: Laranja, Constante | Duração: Desconhecido | Término: Desconhecido | Clima: Chuvoso | Raio-Bola: Baixo, Tipo 1.

TAGS: Fotos, Meteorologia, Ocorrências.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
ESSA OCORRÊNCIA AINDA NÃO FOI ANALISADA COM PROFUNDIDADE. SUAS AVALIAÇÕES SÃO APENAS PRELIMINARES. CONTRIBUA COM A SUA OPINIÃO.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.