Estruturação de Dados

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Um dos objetivos do Ufologia Objetiva é copilar dados para uso gratuíto de pesquisadores e interessados. Parte desses dados serão disponibilizados através de relatórios periódicos, com estatísticas e análises, cuja frequência e formato serão apresentados quando oportuno. Tão importante quanto a disponibilidade dos dados, contudo, é a possibilidade de que os mesmos sejam aferidos e confirmados.

Por esse motivo, exceto que citada explicitamente outra fonte, todas as informações e estatísticas do Ufologia Objetiva serão baseadas em artigos contidos no próprio site. Os artigos são abertos ao debate e alterações neles reflitirão nas estatísticas, permitindo que elas sejam avaliadas e aperfeiçoadas.

Os artigos são classificados em categorias. Novas categorias podem ser criadas, conforme a necessidade. Em Realidade OVNI, Ufoarqueologia e Mundo Fortiano reunimos artigos que analisam relatos de ocorrências Alienígenas. Em Tópicos Avançados procuramos analisar esses fenômenos de forma integrada, também apresentando estudos científicos que cosideramos relevantes para esse objetivo. Em Ufologia Objetiva, temos artigos acessórios e suplementares sobre a natureza do site e a comunidade ufológica.

Em nossa lista de categorias, no topo da nossa barra lateral padrão, à sua direita, os números vão levar você aos artigos relacionados a cada uma delas. Os títulos sintetizam o que julgamos de mais relevante que aquilo que está disponível no site no momento pode oferecer. Essas páginas são atualizadas conforme evoluem nossas pesquisas sobre o tema, sendo indicadas com o marcador ATU antes do título todas as categorias cujos artigos de abertura sofreram alguma alteração relevante nos últimos 7 (sete) dias.

Os demais critérios transcendem as categorias, reunindo ou classificando artigos afins sob determinado aspecto. Por exemplo, a tag Personalidades reúne todos os artigos que tratam de casos envolvendo testemunhas com projeção social antes do relato, independente da categoria em que se encontram.

É possível reunir artigos com combinações específicas de critérios através de consultas pelo barra de endereço do navegador. Essa trabalho é facilitado pela barra de navegação auxiliar a direita, na opção Todas as classificações, mas a regras gerais são as expostas a seguir.

Para obter a lista de artigos com determinado critério, utilize  http://ufologiaobjetiva.com.br/?[códico do critério]=[valor do critério]. Por exemplo, para reunir artigos onde a Classificação Vallée/Hyneck do caso (código vahy) seja Aparição Aérea 1 (código fb-1), aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?vahy=fb-1

Dentro de um mesmo critério, artigos com valores diferentes podem ser reunidos,  aplicando-se a lógica OU, com o operador “,” (vírgula). Por exemplo, para reunir artigos onde a Classificação Vallée/Hyneck do caso seja Aparição Aérea 1 ou Manobra 1 (código ma-1), aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?vahy=fb-1,ma-1

Dentro de um mesmo critério, artigos com valores diferentes podem ser reunidos,  aplicando-se a lógica E, com o operador “+” (mais). Por exemplo, para reunir artigos onde o Brilho dos Objetos (código brilho) seja constante e branco, aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?brilho=constante+branco

Critérios diferentes podem ser consultados em conjunto, com o uso do operador &. Por exemplo, para reunir artigos onde a Classificação Vallée/Hyneck do caso seja Aparição Aérea 1 e o Número de Testemunhas (código tetsemunhas) seja 1 (uma), aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?vahy=fb-1&testemunhas=1

É possível agregar operadores. Por exemplo, para reunir artigos onde a Classificação Vallée/Hyneck do caso seja Aparição Aérea 1 ou Manobra 1; e o Número de Testemunhas seja 1 (uma), aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?vahy=fb-1,ma-1&testemunhas=1

Critérios numéricos (Data, Latitude e Longitude) quando utilizam um, três ou mais valores funcionam como os demais. Assim, por exemplo, considerando a Data (código data, formato aaaammdd), para consultar todos os casos ocorrido 24 de junho de 1947, aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?data=19470624

Para consultar todos os casos ocorridos em 24 de junho de 1947, 8 de fevereiro de 1982 e 2 de janeiro de 1998, aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?data=19470624,19820208,19980102

Tais critérios, contudo, são mais últeis quando consultados por faixas. Isso pode ser feito com o uso de intervalos,  reconhecidos automaticamente quando se enumeram dois valores. Por exemplo, considerando a Data (código data, formato aaaammdd), para reunir todos os casos ocorrido entre 1940 e 1970, aplica-se:

http://ufologiaobjetiva.com.br/?data=19400000,19700000

Para consultas por faixa, o primeiro valor declarado deve ser o mais baixo do intervalo. Caso o primeiro seja mais alto, o resultado será uma procura normal pela ocorrência de um dos dois valores.

No pequeno menu localizado no lugar indicado acima, nossos artigos também podem ser facilmente ordenados por data de publicação mais recente, data de publicação mais antiga, data cronológica mais recente, data cronológica mais antiga, data de revisão mais recente e data de revisão mais antiga. Isso permite uma navegação versátil, que facilita trabalhos de levantamento e contextualização.

Nossa consulta de dados consiste, basicamente, em reunir essas ocorrências com determinadas caracteríscas, auxiliando trabalhos de pesquisa e o desenvolvimento de estatísticas. Seguem nossos critérios de classificação aplicados até o momento.

Data

Código data. Data aproximada da ocorrência, no formato aaaammdd para períodos depois de Cristo e -a para antes. Por exemplo, 24 de junho de 1947 deve ser registrado como 19470624; abril de 1964 como 19640400; o ano de 745 d.c. como 07450000; e 12 milhões de anos antes de Cristo como -12000000.

Latitude

Código lat. Latitude em graus decimais do local da ocorrência. Caso sejam cobertas grandes áreas, deve ser indicada a latitude mais representativa.

Longitude

Código lon. Longitude em graus decimais do local da ocorrência. Caso sejam cobertas grandes áreas, deve ser indicada a longitude mais representativa.

Categorias

Código category. Relacionam artigos de forma exclusiva. Cada artigo só pode pertencer a uma categoria. A apresentação das categorias - sua página inicial - traz a essência dos posicionamentos do site. Ler todas as categorias como 'roteiro' é uma boa estratégia de navegação.

Ufologia Objetiva [ufologia-objetiva] - Nossas motivações, objetivos, estruturação e metodologia.

Metaceticismo [metaceticismo] - Epistemologia e filosofia da ciência. Também é preciso ser cético quanto as posições céticas.

Rastreador [rastreador] - Notícias e artigos de nosso interesse.

Tópicos Avançados [topicos-avancados] - Análises teóricas em ufologia e artigos técnicos e científicos auxiliares.

Conceitos Elementares [conceitos-elementares] - Apresentado e discutindo definições e tópicos.

Realidade OVNI [realidade-ovni] - Investigando existência efetiva do fenômeno.

Contatos de Primeiro Grau [contatos-de-primeiro-grau] - Testemunhos de objetos distantes.

Contatos de Segundo Grau [contatos-de-segundo-grau] - Testemunhos de objetos próximos.

Contatos de Terceiro Grau [contatos-de-terceiro-grau] - Identificada a presença de tripulantes.

Contatos de Quarto Grau [contatos-de-quarto-grau] - Testemunhas entram na nave.

Contatos de Quinto Grau [contatos-de-quinto-grau] - Captura de veículos ou tripulantes.

Ufoarqueologia [ufoarqueologia] - Analisando eventos ufológicos no passado.

Ufoarqueologia Pré-Histórica [ufoarqueologia-pre-historica] - Antes da criação estimada para a escrita.

Ufoarqueologia Antiga [ufoarqueologia-antiga] - Da escrita até a queda do Império Romano no Ocidente.

Ufoarqueologia Medieval [ufoarqueologia-medieval] - Da queda Império Romano no Ocidente até a do Oriente.

Ufoarqueologia Moderna [ufoarqueologia-moderna] - Da queda do Império Romano no Oriente até a Revolução Francesa.

Ufoarqueologia Contemporânea [ufoarqueologia-contemporanea] - Da Revolução Francesa ao avistamento de Kenneth Arnold.

Mundo Fortiano [mundo-fortiano] - Investigando outras ocorrências insólitas.

Criptobiologia [criptobiologia] - Animais e criaturas misteriosas.

Precipitações [precipitacoes] - Coisas estranhas que caem do céu.

Raios-Bola [raios-bola] - Estranho fenômeno atmosférico ainda incompreendido.

Tags

Código tag. Também chamadas 'etiquetas'. Relacionam artigos afins sob determinado aspecto de forma não exclusiva. Um único artigo pode ter mais de uma tag e suas diferentes combinações podem definir o escopo do seu tratamento.

Acadêmicos [academicos] - Trabalhos publicados em revistas científicas ou elaborados em instituições formais de ensino.

Advinhação [advinhacao] - Elementos que afirmam possibilitar a previsão de eventos, consequências futuras ou identificar qualidades mentais, emocionais ou psicológicas a partir de informações externas.

Agroglífos [agroglifos] - Padrões gráficos ainda não completamente explicados que surgem em campos ao redor do mundo. Alguns acreditam que parte desses eventos podem ter relação com discos voadores.

Análises [analises] - Artigos de formulação própria, com elaboração de hipóteses, apresentação de teorias ou avaliação detalhada de ocorrências.

Ancestralismo [ancestralismo] - História do homem e das civilizações na Terra pode ser mais antiga do que estimamos.

Assombrações [assombracoes] - Aparição de fantasmas, espectros, almas, espíritos ou poltergeists.

Astronomia [astronomia] - Estudo das propriedades físicas e químicas dos astros dentro e fora do Sistema Solar.

Autóctones [autoctones] - Comunidades e pessoas que se mantiveram isoladas do mundo.

Avanços [avancos] - Novas idéias ou interpretações antes ridicularizadas que passaram a ser aceitas.

Ciência [ciencia] - Artigos que tratam de epistemologia, cientificidade ou reproduzem entendimentos majoritariamente aceitos pelo conhecimento estabelecido. Veja também as etiquetas Avanços, Desafios e Descoberta.

Clipping [clipping] - Artigos e notícias que consideramos relevantes, mas cujo conteúdo permanece hospedado apenas no site de origem ou são referenciados dentro do nosso próprio site.

Conspiração [conspiracao] - Elementos que auxiliam a compreenção das forças sociais que promovem a asfixia das pesquisas sobre discos voadores.

Criptobotânica [criptobotanica] - Casos envolvendo evidências, estudos ou descobertas de vegetais antes considerados inexistentes.

Criptozoologia [criptozoologia] - Casos envolvendo evidências, estudos ou descobertas de animais antes considerados inexistentes.

Desafios [desafios] - Questões reconhecidamente sem resposta para a ciência.

Descoberta [descoberta] - Novos achados que surpreenderam o conhecimento estabelecido.

Dimensionalismo [dimensionalismo] - Argos auxiliares ou relacionados à hipótese de origem interdimensional dos discos voadores. Também abrange aparentes descontinuidades ou lapsos no Espaço-Tempo, como parecimentos e desaparecimentos inexplicados.

Disestesias [disestesias] - Efeitos anormais provocados pelo estímulo de algum dos sentidos. Também inclui capacidades anormais de percepção e sinestesias.

Estranho [estranho] - Eventos que, por algum motivo, consideramos merecer nota.

Exobiologia [exobiologia] - Estudos e artigos sobre a possibilidade de vida fora do nosso escopo de realidade. Inclui seres inteligentes e astrobiologia.

Extremófilos [extremofilos] - Descobertas e pesquisas sobre organismos capazes de sobreviver em codições onde já se acreditou que a vida fosse impossível.

Fotos [fotos] - Ocorrências onde há registro fotográfico.

Genética [genetica] - Artigos relacionados ao conhecimento e manipulação de genes e às leis da hereditariedade.

Gigantismo [gigantismo] - Artigos que buscam entender os motivos do grande tamanho das criaturas no passado. Muitos testemunhos relatam uma estatura anormal em criaturas envolvidas em fenômenos ufológicos.

História [historia] - Revisões e descobertas sobre o passado do homem.

Inusitado [inusitado] - Situações ou textos esquisitos, engraçados ou exóticos. Engloba humor, informações não relevantes e abordagens não fundamentadas.

Livros [livros] - Resenha de livros relacionados a assuntos de interesse do site. Alguns disponibilizados para download.

Magnetismo [magnetismo] - Artigos com descobertas, estudos ou ocorrências envolvendo elementos e campos magnéticos.

Mente [mente] - Artigos referentes a mente humana em sentido amplo, envolvendo psicologia, neurologia, cognição, psicologia social, etc.

Meteorologia [meteorologia] - Artigos envolvendo fenômenos atmosféricos sem relacionamento direto com discos voadores.

Mutilações [mutilacoes] - Animais mortos de maneira aparentemente agressiva, que apresentam características estranhamente convergentes.

Ocorrências [ocorrencias] - Registros que necessitam de investigação.

Oficial [oficial] - Manifestações governamental, política ou institucional, em caráter oficial, envolvendo ufologia ou outros fenômenos fortianos.

Paleontologia [paleontologia] - Artigos envolvendo o estudo de fósseis, da vida no passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico.

Personalidades [personalidades] - Caso envolvendo pessoa com reputação ou fama obtida sem a influência do fato testemunhado.

Perturbações [perturbacoes] - Eventos que se desviam da normalidade, sendo atribuídos pelo conhecimento estabelecido a acidentes, doenças ou anomalias genéticas.

Prodígios [prodigios] - Pessoas com habilidades especiais, talentos incomuns ou domínio excepcional de determinada perícia dentro do escopo do interesse de pesquisas ufológicas e fortianas.

Prospecções [prospeccoes] - Registro de vigílias e pesquisas de campo planejadas ou realizadas.

Saúde [saude] - Notícias envolvendo questões médicas que parecem estar além do nosso entendimento convencional.

Sínteses [sinteses] - Artigos que analisam ou consideram, simultaneamente, um conjunto de outros textos, ocorrências ou eventos. Sínteses mais relevantes podem vir a se transformar em novas categorias.

Tecnologia [tecnologia] - Artigos apresentado aplicações do conhecimento científico, na forma de novos produtos e utilidades, que consideramos que possam vir a ser relevantes para nossas análises.

Ufologia [ufologia] - Artigos e análises realacionados diretamente a discos voadores ou seus tripulantes.

Vídeos [videos] - Ocorrências onde há filmagens registradas.

Relevância

Código relevancia. Forma de avaliar a importância de uma ocorrência, pesquisa ou artigo para o estudo ufológico, conforme método apresentado no artigo Avaliação de Casos.

0 [0] - Fraude ou engano. Ocorrência pode ser integralmente explicada como algo trivial pelo conhecimento estabelecido.

1 [1] - Insinuação de ocorrência anômala. Não há dados suficientes para uma análise adequada ou não é possível uma comprovação inequívoca, havendo fortes evidências de fraude ou engano.

2 [2] - Indício de ocorrência anômala. Não é possível uma comprovação inequívoca, apesar da conjuntura dos fatos não evidenciar fraude ou engano.

3 [3] - Evidência de ocorrência anômala. O caso constituí um acontecimento ufológico ou correlato, cujas evidências garantem sua comprovação, restando em aberto determinar sua natureza e causas.

Estranheza/Probabilidade

Código ep. Sistema de avaliação de casos criado por Allen Hynek e adaptado para nossas necessidades. Saiba mais em Avaliação de Casos.

00 [00] - Fantasia derivada de problemas psicológicos.

01 [01] - Provável fantasia.

02 [02] - Provável equívoco da testemunha.

03 [03] - Equívoco por parte da testemunha.

10 [10] - Provável fantasia.

20 [20] - Provável fraude.

30 [30] - Fraude.

11 [11] - Provável fantasia.

12 [12] - Provável equívoco.

13 [13] - Possível equívoco.

21 [21] - Provável fraude.

31 [31] - Possível fraude.

22 [22] - Insinuação de anomalia.

23 [23] - Indício de anomalia.

32 [32] - Indício de anomalia

33 [33] - Evidência de anomalia.

Classificação Vallée

Código vallee. Sistema pioneiro de Jacques Vallée, dedica-se exclusivamente a testemunhos envolvendo discos voadores. Saiba mais em Contatos Imediatos.

Tipo-I [tipo-i] - Observação de objeto incomum, que aparente ser uma máquina ou veículo.

Tipo-Ia [tipo-ia] - Próxima do solo.

Tipo-Ib [tipo-ib] - Sobre ou próxima de uma massa d'água.

Tipo-Ic [tipo-ic] - Com ocupantes que fazem sinais para as testemunhas.

Tipo-Id [tipo-id] - Acompanha um veículo terrestre.

Tipo-II [tipo-ii] - Observação de objeto incomum, de forma cilíndrica ou charuto.

Tipo-IIa [tipo-iia] - Desloca-se pelo céu.

Tipo-IIb [tipo-iib] - Estático, liberando pequenos objetos secundários.

Tipo-IIc [tipo-iic] - Cercado por pequenos objetos secundários.

Tipo-III [tipo-iii] - Observação de objeto incomum, discoidal ou esférico, que interrompe sua trajetória.

Tipo-IIIa [tipo-iiia] - Movimentos pendulares, deslocando-se ou não verticalmente.

Tipo-IIIb [tipo-iiib] - Interrompe vôo contínuo e depois retoma a trajetória.

Tipo-IIIc [tipo-iiic] - Para o movimento, alterando a aparência.

Tipo-IIId [tipo-iiid] - Persegue ou interage com outros objetos.

Tipo-IIIe [tipo-iiie] - Paira sobre uma área específica ou muda repetinamente de curso.

Tipo-IV [tipo-iv] - Observação de objeto incomum que executa voo sem interromper o movimento.

Tipo-IVa [tipo-iva] - Voo contínuo.

Tipo-IVb [tipo-ivb] - Desvia de uma aeronave tradicional.

Tipo-IVc [tipo-ivc] - Voa em formação com outros objetos.

Tipo-IVd [tipo-ivd] - Trajetória em onda ou zig-zag.

Tipo-V [tipo-v] - Observação de objeto incomum com forma mais ou menos definida.

Tipo-Va [tipo-va] - Diâmetro alongado, sem luminosidade.

Tipo-Vb [tipo-vb] - Uma estrela que fica imóvel por um período prolongado.

Tipo-Vc [tipo-vc] - uma estrela que cruza rapidamente o céu.

Classificação Hynek

Código hynek. Influente sistema de classificação desenvolvido por Allen Hynek, com a extensão aplicada na ufologia americana. Saiba mais em Contatos Imediatos.

LN [ln] - Observações a longas distâncias, realizadas durante a noite.

DD [dd] - Observações a longas distâncias, realizadas durante o dia.

RV [rv] - Observações visuais corroborados pela detecção por radar.

CE1 [ce1] - Observações próximas.

CE2 [ce2] - Observações onde tenham sido registradas evidências físicas.

CE3 [ce3] - Observações onde são relatadas a presença de tripulantes.

CE4 [ce4] - Testemunhas entram na nave.

Classificação Vallée-Hynek

Código vahy. Sistema de classificação abrangente, que incorpora fenômenos ufológicos e outros eventos anômalos. Saiba mais em Contatos Imediatos.

AN-1 [an-1] - Sinal de anomalia.

AN-2 [an-2] - Anomalia com vestígios físicos.

AN-3 [an-3] - Anomalia envolvendo criaturas.

AN-4 [an-4] - Anomalia envolvendo transformações na realidade.

AN-5 [an-5] - Anomalia envolvendo dano ou morte.

FB-1 [fb-1] - Trajetória contínua.

FB-2 [fb-2] - Trajetória contínua e vestígios físicos.

FB-3 [fb-3] - Trajetória contínua envolvendo criaturas.

FB-4 [fb-4] - Trajetória contínua envolvendo transformações na realidade.

FB-5 [fb-5] - Trajetória contínua envolvendo dano ou morte.

MA-1 [ma-1] - Manobras aéreas.

MA-2 [ma-2] - Manobras aéreas e vestígios físicos.

MA-3 [ma-3] - Manobras aéreas envolvendo criaturas.

MA-4 [ma-4] - Manobras aéreas envolvendo transformações na realidade.

MA-5 [ma-5] - Manobras aéreas envolvendo dano ou morte.

CE-1 [ce-1] - Contatos próximos.

CE-2 [ce-2] - Contatos próximos e vestígios físicos.

CE-3 [ce-3] - Contatos próximos envolvendo criaturas.

CE-4 [ce-4] - Contatos próximos envolvendo transformações na realidade.

CE-5 [ce-5] - Contatos próximos envolvendo dano ou morte.

Classificação CBPDV

Código cbpdv. Classificação utilizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores desde sua fundação. Saiba mais em Contatos Imediatos.

CI-0 [ci-0] - Objetos observados se encontram distantes.

CI-1 [ci-1] - Objetos observados se encontram próximos.

CI-2 [ci-2] - Objetos observados deixam vestígios físicos.

CI-3 [ci-3] - É identificada a presença de tripulantes.

CI-4 [ci-4] - Ocorre algum tipo de comunicação bilateral.

CI-5 [ci-5] - Testemunhas entram na nave, seja de forma amistosa ou forçada.

Testemunhas

Código testemunhas. Número de pessoas que se envolveram diretamente com o evento e seu nível de instrução formal. Caso haja mais de uma testemunha, o fichamento registra apenas o parâmetro de instrução mais alto.

Desconhecido [desconhecido] - O número de testemunhas é desconhecido ou irrelevante.

1 [1] - Uma única testemunha.

2 [2] - Duas testemunhas.

3 [3] - Três testemunhas.

4 [4] - Quatro testemunhas.

5 [5] - Cinco testemunhas.

6-10 [6-10] - Entre seis e dez testemunhas.

11-25 [11-25] - Entre onze e vinte e cinco testemunhas.

26-50 [26-50] - Entre vinte e seis e cinquenta testemunhas.

51+ [51-] - Mais de cinquenta testemunhas.

Analfabeta [analfabeta] - Não possui educação formal.

Primária [primaria] - Capacidade de ler, escrever e realizar operações matemática elementares.

Secundária [secundaria] - Conhecimentos fundamentais de liguagem, biologia, história, geografia e matemática.

Universitária [universitaria] - Frequenta ou concluiu curso de bacharel, ou equivalente, em uma das áreas formais do conhecimento.

Superior [superior] - Frequenta ou concluiu curso que disponibiliza titulação equivalente a especialização, mestrado, doutorado ou mais avançada.

Competente [competente] - Testemunha possui capacitação especialmente adequada para avaliar o fenômeno observado.

Objetos

Código objetos. Número de objetos observados.

Desconhecido [desconhecido] - O número de objetos é indeterminado.

1 [1] - Um único objeto.

2 [2] - Dois objetos.

3 [3] - Três objetos.

4 [4] - Quatro objetos.

5 [5] - Cinco objetos.

6-10 [6-10] - Entre seis e dez objetos.

11-25 [11-25] - Entre onze e vinte e cinco objetos.

26+ [26-] - Mais de vinte e cinco objetos.

Forma

Código forma. Forma dos objetos observados.

Desconhecido [desconhecido] - Não pode ser determinada.

Elipse [elipse] - Superfície contínua, onde não pode ser percebida profundidade.

Disco [disco] - Forma discóide. Elipse rasa, com pouca profundidade.

Globo [globo] - Esfera, ovo, elipsóide ou assemelhandos.

Prisma [prisma] - Triângulo ou outro poliedro raso, com pouca profundidade.

Poliedro [poliedro] - Tetraedros, cubos, octaedros ou outro sólido regular.

Cilindro [cilindro] - Poliedros com grande profundidade. Barra, charuto, etc.

Arco [arco] - Quarto crescente, bumerangue e variações.

Outra [outra] - Forma que não se enquadra nas demais categorias.

Metálico [metalico] - O objeto possui superfície aparentemente metálica.

Apêndices [apendices] - O objeto possui prolongamentos, hastes, antenas ou outra extensão que extrapola sua forma básica envoltória.

Luzes [luzes] - O objeto possui o que parecem ser pontos de luz ou sinaleiras.

Farol [farol] - O objeto direciona luminosidade para uma área determinada. Não abrange casos de luminosidade uniforme em todas as direções.

Tamanho

Código tamanho. Dimensão dos objetos observados, considerando o volume que ocupam.

Desconhecido [desconhecido] - O tamanho não pode ser determinado.

Menor [menor] - Volume de uma esfera com cerca de 1 metro de diâmetro

Pequeno [pequeno] - Volume de uma esfera entre 1 e 2 metros de diâmetro. Insuficiente para comportar tripulantes.

Médio [medio] - Volume de uma esfera de até 8 metros de diâmetro. Entre um carro de passeio e um caminhão pequeno.

Grande [grande] - Um grande avião de carga ou maior. Volume ocupado entre 30 e 300 metros de diâmetro.

Imenso [imenso] - Volume ocupado igual ou maior a 500 metros de aresta.

Brilho

Código brilho. Refere-se exclusivamente a existência e características da luminescência dos objetos observados.

Desconhecido [desconhecido] - Não é possível afirmar se o objeto possui brilho próprio.

Inexistente [inexistente] - Objeto não possui brilho próprio.

Constante [constante] - O brilho, se existente, tem poucas variações de intensidade.

Oscilante [oscilante] - O brilho, se existente, varia de intensidade, sem, contudo, se extinguir.

Intermitente [intermitente] - O brilho existe, mas o objeto deixa de brilhar em algum momento.

Reflexivo [reflexivo] - Objeto, aparentemente, reflete luz proveniente de outras fontes.

Forte [forte] - O brilho, se existente, é intenso e marcante.

Fraco [fraco] - O brilho, se existente, é pálido ou suave.

Multicolorido [multicolorido] - A luz tem várias cores, abrangendo faixas quentes e frias. Muitas cores, apenas frias ou quentes, devem ser indicadas cada uma individualmente.

Amarelo [amarelo] - Cor predominante entre as faixas 565 nm e 590 nm do espectro visível.

Azul [azul] - Cor predominante entre as faixas 455 nm e 492 nm do espectro visível.

Branco [branco] - Cor predominante composta pela justaposição de todas a cores do espectro visível.

Laranja [laranja] - Cor predominante composta pela justaposição do amarelo e do vermelho.

Rosa [rosa] - Cor predominante composta pela justaposição do branco e do vermelho.

Verde [verde] - Cor predominante perto da faixa de 550 nm no espectro visível.

Vermelho [vermelho] - Cor predominante entre as faixas 625 nm e 740 nm do espectro visível.

Hora

Código hora. Faixa horária da ocorrência.

Desconhecido [desconhecido] - Não é possível determinar o horário.

0h-4h [0h-4h] - Intervalo fechado em 0h e aberto em 4h.

4h-8h [4h-8h] - Intervalo fechado em 4h e aberto em 8h.

8h-12h [8h-12h] - Intervalo fechado em 8h e aberto em 12h.

12h-16h [12h-16h] - Intervalo fechado em 12h e aberto em 16h.

16h-20h [16h-20h] - Intervalo fechado em 16h e aberto em 20h.

20h-24h [20h-24h] - Intervalo fechado em 20h e aberto em 24h.

Duração

Código duracao. Faixa de tempo em que agiram os fenômenos observados.

Desconhecido [desconhecido] - A duração é indeterminada ou irrelevante.

0-5s [0-5s] - Até cinco segundos.

5s-30s [5s-30s] - Entre cinco e trinta segundos.

30s-1m [30s-1m] - Entre trinta segundos e um minuto.

1m-5m [1m-5m] - Entre um e cinco minutos.

5m-10m [5m-10m] - Entre cinco e dez minutos.

10m-30m [10m-30m] - Entre dez e trinta minutos.

30m-1h [30m-1h] - Entre trinta minutos e uma hora.

1h+ [1h-] - Acima de uma hora.

Término

Código termino. Forma em que o fenômeno observado foi concluído.

Desconhecido [desconhecido] - Não é possível especificar o comportamento do objeto ao término da ocorrência.

Afastou [afastou] - Objeto se distanciou para longe até sair do campo visual.

Escondeu [escondeu] - Objeto foi interposto por algum obstáculo, não podendo ser mais observado.

Desapareceu [desapareceu] - Objeto sumiu ou desvanesceu ao final da observação.

Explodiu [explodiu] - Objeto explodiu ao final da observação.

Clima

Código clima.

Desconhecido [desconhecido] - Não é possível especificar as condições climáticas.

Limpo [limpo] - Clima bom, com ampla visibilidade.

Nublado [nublado] - Existência de poeira, nuvens, vento, nevoeiro ou outro fator limitante de visibilidade.

Chuvoso [chuvoso] - Ocorrência de precipitação sem tempestade eletromagnética.

Granizo [granizo] - Ocorrência de chuva de granizo.

Tempestuoso [tempestuoso] - Proximidade ou ocorrência de tempestade eletromagnética, com raios e trovões.

Raio-Bola

Código raio-bola. Classificação específica para Relâmpagos Globulares. Saiba mais no link.

Alto [alto] - Relâmpago globular formado ou provavelmente formado muito acima do nível do solo.

Baixo [baixo] - Relâmpago globular formado afastado do solo, mas próximo dele.

Solo [solo] - Relâmpago globular formado no chão ou decorrente de descarga elétrica que tenha atingido o chão.

Tipo 1 [tipo-1] - Relâmpago Globular Tipo 1.

Tipo 2 [tipo-2] - Relâmpago Globular Tipo 2.

Tipologia

Código tipologia. Classificação dos humanoides.

Alfa [alfa] - Confundem-se com humanos.

Beta [beta] - Partes do corpo desproporcionais.

Gama [gama] - Gigantes.

Delta [delta] - Traços animais.

Sigma [sigma] - Minúsculos.

Características

Código caracteristicas.

Aeronave [caracteristicas-aeronave] - Protagonistas da ocorrência são ou estão dentro de uma aeronave.

Behemoth [behemoth] - Evento envolvendo monstros terrestres de qualquer espécie. Veja também Leviatã e Ziz.

Buracos fallstreak [caracteristicas-buracos-fallstreak] - Artigos envolvendo círculos atmosféricos.

Caem Pedras [caracteristicas-caem-pedras] - Precipitação envolvendo pedras ou meteoritos.

Cão Negro [caracteristicas-cao-negro] - Registro de predador semelhante a um grande cão negro (black dog).

Chuva Amarela [caracteristicas-chuva-amarela] - Precipitações de água ou líquido de cor amarelada.

Chuva Azul [caracteristicas-chuva-azul] - Precipitações de água ou líquido de cor azul.

Chuva Negra [caracteristicas-chuva-negra] - Precipitações de água ou líquido de cor negra.

Chuva Turva [caracteristicas-chuva-turva] - Precipitações de água ou líquido de cor turva ou suja.

Chuva Vermelha [caracteristicas-chuva-vermelha] - Precipitações de água ou líquido de cor vermelha.

Entrelacamento [ciencia-entrelacamento] - Entrelaçamento quântico e possibilidade de comunicação entre dois pontos sem contato físico.

Anfíbio [anfibio] - Evento envolvendo sapos, rãs, pererecas, tritões, salamandras ou cobras-cegas.

Artrópode [artropode] - Evento envolvendo invertebrados que possuem articulações, como insetos, aracnídeos, crustáceos e miriápodes.

Ave [ave] - Evento envolvendo aves.

Mamífero [mamifero] - Evento envolvendo mamíferos.

Molusco [molusco] - Evento envolvendo lesmas, caramujos, octópodes, etc.

Peixe [peixe] - Evento envolvendo peixe.

Porífero [porifero] - Evento envolvendo porífero.

Primata [primata] - Evento envolvendo primata.

Réptil [reptil] - Evento envolvendo repteis.

Verme [verme] - Evento envolvendo vermes e gêneros fisicamente assemelhados.

Espeleologia [ciencia-espeleologia] - Evento envolvendo cavidades naturais próximas.

Gelatina [caracteristicas-gelatina] - Evento envolvendo substâncias gelatinosas não identificadas.

Grande Felino [caracteristicas-grande-felino] - Registro de predador semelhante a um grande felino.

Histerias [mente-histerias] - Evento envolvendo surtos verdadeiras ou supostas de histeria coletiva.

Homens de Preto [caracteristicas-homens-de-preto] - Registro de predador semelhante a um grande felino.

Hominídeos [caracteristicas-homominideos] - Criaturas pertencentes ou aparentadas com o gênero Homo sapiens.

Júpiter [jupiter] - Artigos que tratam do quinto planeta do nosso sistema solar ou de suas luas.

Leviatã [leviata] - Evento envolvendo monstros aquáticos de qualquer espécie. Veja também Behemoth e Ziz.

Linguística [linguistica] - Artigos envolvendo descobertas e estudos relativos à herança, mecânica e desenvolvimento de alguma das várias manifestações da liguagem.

Marte [marte] - Artigos que tratam do quarto planeta do nosso sistema solar ou de suas luas.

Nenhuma [caracteristicas-nenhuma] - Não há características em destaque.

Propulsão [caracteristicas-propulsao] - Inovações e teorias sobre a propulsão de naves e espaçonaves.

Saturno [saturno] - Artigos que tratam do sexto planeta do nosso sistema solar ou de suas luas.

Teologia [teologia] - Artigos envolvendo questões religiosas ou de religiosidade.

Transpassamento [caracteristicas-transpassamento] - Suposta passagem de um objeto físico através de outros, sem as reações materiais normalmente esperadas.

Ziz [ziz] - Evento envolvendo monstros voadores de qualquer espécie. Veja também Behemoth e Leviatã.

Pesquisadores/Envolvidos

Código pesquisadores.

Aarjen de Maesschaleck [aarjen-de-maesschaleck] - Especialista em análise fotográfica na Argentina (não confirmado).

Abrahamson 2002 [pesquisadores-abrahamson-2002] - Relatos de raios bola constantes no trabalho 'Recently reported sightings of ball lightning: observations collected by correspondence and Russian and Ukrainian sightings', de John Abrahamson, A. V. Bychkov e V. L. Bychkov - Phil. Trans. R. Soc. Lond. A 2002, 360, 11-35.

Blue Book [pesquisadores-blue-book] - Artigos tratados no Projeto Blue Book da USAF.

CICOANI [pesquisadores-cicoani] - Centro de Investigação Civil dos Objetos Aéreos não Identificados.

CSPU [cspu] - Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica.

FAB [pesquisadores-fab] - Força Aérea Brasileira.

Gerson Britto [pesquisadores-gerson-britto] - Participação do piloto civil brasileiro Gerson Maciel de Britto.

Indeterminado [pesquisadores-indeterminado] - Não há grupo ou pesquisador específico.

INFA [pesquisadores-infa] - Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais.

MUFON [mufon] - Mutual UFO Network.

OPUS [opus] - Organização de Pesquisas Ufológicas.

OVNI Hoje [ovni-hoje] - Site OVNI Hoje.

Rogério Mourão [pesquisadores-rogerio-mourao] - Astrônomo cético Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, ex-diretor do Observatório Nacional.

UFO CASE BOOK [ufo-case-book] - Site ufológico.

FAU [pesquisadores-uruguai-fa] - Força Aérea do Uruguai.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.