Descoberto cérebro intacto de 2500 anos

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Cérebro de 2,5 mil anos é descoberto intacto na InglaterraCérebro de 2,5 mil anos é descoberto intacto na Inglaterra. Terra, em 28 de março de 2011.

Pesquisadores da Universidade de York fizeram uma descoberta curiosa na Inglaterra. Eles encontraram um crânio humano de 2,5 mil anos e, dentro dele, o cérebro praticamente intacto. Os cientistas ficaram intrigados com o fato de um órgão tão frágil ter se preservado tanto tempo. A descoberta foi publicada na revista Yorkshire Archaeology Today. As informações são do site Live Science.

O crânio, datado entre 673 e 482 a.C, foi retirado de um fosso lamacento da Idade do Ferro, no local da planejada expansão do campus leste da universidade. “Foi simplesmente incrível pensar que o cérebro de alguém que morreu há tantos milhares de anos pôde persistir mesmo em terra úmida”, disse Sonia O’Connor, pesquisadora na Universidade de Bradford, ao site Live Science.

O’Connor liderou uma equipe de pesquisadores que avaliou o estado do cérebro, depois que foi encontrado, em 2008. “É particularmente surpreendente, porque se você falar com patologistas que lidam com cadáveres eles diriam que o primeiro órgão a se deteriorar seria o cérebro, por causa de seu teor de gordura”, explicou O’Connor, segundo o site.

De acordo com os pesquisadores, há evidências de que o crânio pertenceu a um homem entre 26 e 45 anos e de que o mesmo teria sido enforcado. O’Connor diz que o achado pode ter sido enterrado rapidamente após a morte em um ambiente úmido, onde a ausência de oxigênio impediu que o cérebro entrasse em estado de putrefação.

OBSERVAÇÕES

Até hoje os restos humanos mais bem conservados seriam os congelados ou mumificados, e em ambos os casos o cérebro era removido ou se encontrava deteriorado. Muito curioso. A suposta explicação é controversa. Não deve ser difícil, na história da humanidade, encontrar pessoas que tenham sido enterradas rapidamente após a morte em um ambiente úmido.

Cérebros fossilizados já são considerados um prodígio.

Veja:

– Rare Fossil Discovery is Petrifying. Astigan, em 20 de outubro de 2008.

– Petrified Human Brain. Acesso em 26 de maio de 2011.

– Peru: descoberto cérebro de mamífero fossilizado de 20 mi de anos. Terra, em 25 de maio de 2011.

FICHAMENTO

Data: 20110328.

TAGS: Estranho, Sínteses.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.