Contatos de Segundo Grau

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

"Country Road", Jim Nichols

Essa categoria abarca observações de Discos Voadores ocorridas à curtas distâncias. Ela é semelhante, mas difere da classificação de Contatos Imediatos adotada pela CBPDV. O conceito de curta distância é reconhecidamente relativo, sendo geralmente assumido em observações ufológicas a necessidade média de uma aproximação igual ou menor a 150 metros.J. Allen Hynek. Ufologia: Uma Pesquisa Científica. Rio de Janeiro. Nórdica: 1972. p. 101.

Diferente dos Contatos de Primeiro Grau, nos Contatos de Segundo Grau costuma ser possível descrever o objeto como uma superfície e não apenas como um mero ponto. Esses testemunhos mais próximos muitas vezes reconhecem claramente o objeto observado como algum tipo de veículo, mecanismo ou máquina. Frequentemente é possível identificar detalhes na estrutura, como faróis, antenas, trens de pouso, portas ou janelas. Por vezes, também é possível perceber características como a emissão de sons, gases e modificações de temperatura.

Na prática, classificamos como um Contatos de Segundo Grau as observações ufológicas que preenchem pelo menos um dos seguintes requisitos: 1) a distância do objeto para as testemunhas era igual ou inferior a 150 metros; 2) foi possível perceber detalhes bem definidos na estrutura externa do objeto sem grande esforço.

Essa classificação equivale aos Contatos Imediatos de Primeiro Grau (CI-1) da CBPDV, abarcando também os seus Contatos Imediatos de Segundo Grau (CI-2) quando os objetos observados estão próximos.

Saiba mais no artigo Contatos Imediatos.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.