Contatos de Primeiro Grau

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

O testemunho de Discos Voadores observados a longas distâncias representa o mais volumoso número de registos sobre possíveis objetos ufológicos. Em seus estudos, Hynek estimou mais 57% dos casos como desse tipoSoma dos casos classificados como Luzes Norturnas (LN) e Discos Diurnos (DD), no livro citado na próxima nota., estando entre eles um grupo considerável dos verdadeiros relatórios sobre OVNIs.J. Allen Hynek. Ufologia: Uma Pesquisa Científica. Rio de Janeiro. Nórdica: 1972. p. 39.

Serão considerados nessa categoria os testemunhos de objetos ufológicos onde não seja possível discernir com facilidade detalhes visuais na estrutura, além da forma geral e variações de cor ou luminosidade.

Essa classificação equivale aos CI-0 da CBPDV – abarcando também CI-2, quando os objetos são observados apenas à distância. Saiba mais sobre classificações de testemunhos ufológicos em Contatos Imediatos.

Nesse nível de contato, um indubitável objeto ufológico potencial apresentaria as seguinte características:

1. Movimento não retilíneo ou varições dramáticas de aceleração;

2. Deslocamento silencioso;

3. Luminosidade própria, não advinda de reflexos;

4. Condições climáticas regulares;

5. Duração considerável.

Muitos fenômenos podem ser confundidos com potenciais ocorrências ufológicas. Essas verificações descartariam a maior parte das possibilidades comuns. Todavia, a presença de todas elas – ou a ausência de alguma – não fornece um diagnóstico definitivo. Cada caso deve ser objeto de análise específica.

Na sequência, comentamos alguns dos principais fenômenos e aparelhos passíveis de confusão com objetos ufológicos.

AERONAVES

Aviões ou helicópteros podem, em certas circunstâncias,  serem confundidos com objetos anômalos. Uma observação mais cuidadosa, contudo, pode facilmente distingui-los. Parte dos elementos relevantes, o padrão de iluminação, decorre de normas estabelecidas internacionalmente. Veja mais detalhes no artigo Luzes na Aviação.

São característica desses aparelhos:

1. Corpo escuro que separa pontos luminosos;

2. Luzes de navegação: uma verde e outra vermelha, em lados opostos;

3. Luz anticolisão, vermelha, que pisca de forma intermitente;

4. Barulho audível, ainda que baixo;

No caso de aviões, eles também não param no ar nem revertem movimentos. É comum, no meio ufológico, que se relacionem certos avistamentos a projetos militares secretos. Mesmo tais aeronaves, contudo, tendem a possuir um conjunto de característica típicas, especialmente a emissão de ruído.A tendência dos projetos é de desenvolver aeronaves supersônicas, com todo o barulho que necessariamente vem com elas. Veja Aurora: o espião a 8.000 km/h.

AVES

ci1-aves

É comum que aves sejam confundidas com objetos voadores anômalos, principalmente em imagens estáticas. Nesses casos, é importante ter cuidado, pois mesmo aves pequenas podem parecer OVNIs, ao serem registradas inesperadamente em fotos instantâneas. Aves grandes, como albatrozes, gansos ou pelicanos, podem ser confundidas em movimento, durante algum tempo.

ci1-aves2

Esses animais adotam uma técnica de voo baseada na planagem, onde movimentam pouco as asas, e sob certos ângulos podem se assemelhar a aparelhos ufológicos. Aves grandes geralmente voam em bandos, sendo identificadas pelas seguintes características:

1. Podem pairar grandes períodos sem bater as asas;

2. Deslocam-se lentamente, sem mudanças bruscas de aceleração, exceto para baixo (mergulho);

3. Quando em deslocamento, batem as asas a intervalos regulares;

4. Deslocamento silencioso ou seguido de grasnidos característicos;

5. Não possuem brilho próprio, nem cintilância ao refletir luz solar;

Veja um caso de confusão entre aves e OVNIs aqui. Houve suspeita de que os objetos avistados por Kenneth Arnold também fossem pelicanos, do que discordamos, conforme pode  ser avaliado em nossa análise.

BALÕES SONDA

Balões-sonda são equipamentos utilizado para colher dados meteorológicos ou químicos nas camadas mais altas da atmosfera.Balão sonda pode ser facilmente confundido com OVNIs. Arquivo UFO, em 5 de novembro de 2011. Eles são formados por um estrutura de borracha cheia de gás hélio, carregando um paraquedas acoplado a um conjunto de sensores destinados a medir a pressão, direção do vento, umidade e outras informações em diferentes altitudes.

No instante do lançamento, os balões-sonda têm um diâmetro relativamente pequeno. Na medida em que sobem, a pressão atmosférica diminui e o diâmetro do balão aumenta, até que a baixa pressão vigente termina por fazê-lo explodir, sendo os equipamentos reenviados para o solo por meio do paraquedas, onde são resgatados.

Esses equipamentos costumam ficar oscilando entre 15.000 e 20.000 metros de altura, durante aproximadamente cincou ou dez horas. Três características os fazem ser confundidos:

1. Movimentam-se de acordo com os ventos;

2. Refletem a luz solar, perdendo o brilho com o pôr do sol;

3. Podem permanecer praticamente estáticos durante muito tempo.

Para reconhecer um objeto como não sendo um balão-sonda, atente que eles possuem luminosidade apenas reflexiva, que geralmente não altera sua cor ou oscila de intensidade. Eles também não podem realizar guinadas ou mudanças súbitas de direção ou apresentar grandes acelerações.

FOGUETES SINALISADORES

ci1-foguete-sinalizador

Foguetes sinalizadores são artefatos pirotécnicos desenvolvidos para chamar a atenção, indicando locais em que é necessário socorro em casos de emergência. Ao contrário de fogos de artifício, que explodem, foguetes sinalizadores são projetados para se manter brilhantes durante períodos longos, possibilitando que se identifique seu local de lançamento.

Foguetes sinalizadores podem ser inicialmente confundidos com OVNIs, mas a confusão não costuma resistir a análises mais detalhadas. Eles possuem as seguintes características gerais:

1. Apresentam trajetória parabólica ou de queda;

2. Não fazem outras mudanças súbitas de direção ou aceleração;

3. A luminosidade duram aproximadamente 3 minutos;

4. Luminosidade incandescente, de qualquer cor, que se extingue ao final, quado se aproxima do solo;

5. Frequentemente, há fumaça visível;

Veja um possível caso de foguete sinalizador Aqui.

METEOROS

Meteoro é como se chama o fenômeno luminoso observado quando ocorre a passagem de um meteoróide pela atmosfera terrestre. Eles deixam um rastro em sua passagem, gerado pelo atrito do corpo com a atmosfera e, dependendo da sua velocidade e composição, podem apresentar muitas cores diferentes. Em alguns casos, também podem ser registrados sons. Um meteoro também podem ser chamado de estrela cadente.

As principais características que permitem diferenciar um meteoro de um OVNI são as que eles:

1. Não recuam, nem fazem mudanças súbitas de direção;

2. Não ficam parados (exceto que esteja vindo em direção à sua cabeça);

3. Deixam uma marca ao longo de sua trajetória;

meteoro “subindo”

Devido a uma ilusão ótica, é comum que observar Meteoros que Sobem. A aparição dos meteoros pode ocorrer de forma isolada ou em cojunto, formando chuvas. A maior parte é de pequenas dimensões, pulverizando-se e desaparecendo no processo de entrada. Corpos maiores podem chegar ao solo, formando meteoritos. Sobre coisas mais estranhas que parecem cair do céu, veja Precipitações.

NUVENS LENTICULARES

Em algumas circunstâncias, nuvens podem apresentar formações curiosas, chegando a ser confundíveis com possíveis discos voadores. Isso ocorre, especialmente, quando elas possuem formato elíptico e se encontram, ao cair da tarde ou nascer da manhã, numa altura diferente das outras formações atmosféricas próximas.

Apesar disso, contudo, elas continuam sendo nuvens. Isso significa que se movimentam ao sabor do vento, geralmente na horizontal, em sentido único e velocidade constante, com deformação plástica progressiva com o passar do tempo. Raramente a confusão entre uma nuvem e um OVNI sobrevive a uma observação demorada. É preciso, entretanto, ter cuidado com fotografias e testemunhos breves.

Saiba mais sobre nuvens lenticulares e outros fenômenos atmosféricos associados em Estudo das Nuvens.

RAIOS BOLA

Os raios-bola são hoje um dos fenômenos mais intrigantes da ciência. Há muito material e pesquisa sobre eles, mais nada que defina precisamente o que sejam ou como são formados. A linha geral é a de seriam um fenômeno natural e elétrico, cuja dinâmica é pouco – ou nada – conhecida.

Na verdade, há dificuldade até em estabelecer um comportamento padrão para eles, de modo que certos autores defendem até a existência de vários fenômenos distintos. Nesse âmbito, apesar de muitos afirmarem que raios-bola são confundidos com OVNIs, é possível que muitos ONVIs sejam confundidos com raios-bola.

Com base nas concepções mais aceitas, as características gerais esperadas para o fenômeno podem ser definidas da seguinte maneira:

1. Possuem estreita relação com tempestades e eventos eletromagnéticos;

2. São pequenos, com diâmetro de até um metro;

3. São breves, durando apenas poucos segundos;

4. Tendem a se aproximar do chão ou de estruturas.

Assim, fazem jus serem tratadas com cautela as ocorrência onde não haja clara influência de forte atividade eletromagnética, que durem muito tempo, envolva objetos de grandes proporções ou que se afastam do solo e de obstáculos.

Considerando as peculiaridades e relevância do fenômeno, temos uma seção que trata especificamente de Relâmpagos Globulares.

SATÉLITES

Não é comum visualizar satélites artificiais a olho nu, mas isso pode acontecer. Dependendo das condições de observação, um satélite pode aparentar desde uma pequena esfera fosca se deslocando pelo céu até uma grande elipse brilhante, como no exemplo acima, do Satélite de Comunicação Iridium.

1. Satélites se movimentam apenas em linha reta;

2. Sua velocidade aparente sempre se mantêm constante;

3. Apenas refletem a luz solar;

Para ser um satélite, é condição necessária que o objeto não altere o sentido ou direção de sua trajetória, não modifique sua velocidade, nem apresente padrões de cor e brilho que descaracterizem a reflexão da luz solar.

É possível conhecer a Rota e Posição Atual de Satélites Artificias no site N2YO.Real Time Satellite Tracking. N2YO, acesso em 21/12/2011.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.


Comentários [12, RSS]
  • eu ja avistei ovnis duas vezes, e nas duas aconteceu igual. Olhei pro céu e tinha duas estrelas alinhadas uma com a outra, uma delas era maior, fiquei observando – não sei porque- e quando me dei conta elas estavam se movendo juntas e ainda alinhadas na mesma direção e foram diminuindo, diminuindo, até que sumiram. e na segunda vez a mesma coisa.. só que eu estava com meu namorado que tambem ja tinha avistado naves. e aconteceu da mesma forma. Acho que perceberam que estavam sendo observados !
    a outro detalhe, a diferença de um avistamento pro outro, foi de um ano e mais ou menos dois meses, e aconteceram exatamente na mesma hora…eram 18:40 h.

    • Cara Márcia,

      Eventos curiosos. Seu breve relato deixa alguns pontos em aberto que permitem hipóteses explicativas. Nesse horário, ainda há incidência solar em algumas latitudes, de modo que as duas esferas poderiam ser um reflexo e um halo de luz num satélite, avião ou outro objeto metálico.

      É importante saber o local do avistamento, altura visual dos objetos e a data da ocorrência para contrapor essa possibilidade. Caso tenha interesse em apresentar detalhes, por favor, Entre em Contato.

      Numa análise inicial, acredito na possibilidade de um caso com Relevância 2 (duas estrela), conforme nossos Critérios de Avaliação.

      Obrigado pela mensagem.

  • Florianópolis, baia frente para o sul. Luz cheia, bati duas fotos alterando a abertura e a velocidade em um ponto. Na revelação aparece algo em forma de disco em pontos diferentes, sinal que estava em movimento, pois, a máquina fotográfica não mudou de posição.
    As fotos e os negativos foram examinados para comrpovação de autenticidade.
    Se for de interesse posso mandar o arquivo em anexo para apreciação. Nesse caso, por favor o endereço de email.

  • vc acha q eles podem comunicar com os seres humanos atraves de sonhos ou atraves de pensamentos e pq eles n tem uma aproximação mais direta dos seres humanos? pq nos temos medo ou nos não suportariamos sabendo da realidade?

    • Caro Pedro,

      Não sei dizer se são capazes de se comunicar através de sonhos ou pensamentos, apesar disso ser possível em algum grau. Minha opinião, hoje (06/02/2012), é que não ocorre uma aproximação direta porque isso não é do interesse deles, independentemente de termos medo ou capacidade de suportar a realidade. Também não sei precisar a natureza desse interesse.

      Reunir elementos que corroborem ou refutem essas ou outras idéias sobre o assunto é o objetivo desse site.

      Obrigado pelo contato.

  • tenho 12 anos , e tenho quase a certeza que ja tive contatos do 1 grau até o 4 grau .
    Porque em minha casa apareceu para mim e meu pai um estranha bola de luz azul em nossa frente de e em questões de segundos a bola de luz desapareceu e iluminou tudo.
    tepois disso tenho visto estranhas luzes no céu e tambem tive um sonho muito estranho que estava em um lugar que é dificil de explicar com seres estranhos.

  • esse fim de semana estavamos minha namorada e eu na beira de uma cachoeira sentados numa pedra em um festival de arte e cultura.. o céu estava totalmente lotado de estrelas.. lindo!! estavamos numa energia muito boa, pedindo luz nas nossas vidas.. quando uma nave começou a se mexer beem devagarinho brilhando muito.. não sei como explicar mas parecia que eles estavam cientes de que apenas nós estavamos vendo eles no momento.. entao estendemos as maos em direçao a nave.. aí na hora eu senti um pulsar de energia que veio tipo um tiro de canhao em nossa direçao.. bifurcando no fim e conectando em nossas testas. nesse momento eu cai deitado na pedra com os olhos e boca aberta sem conseguir falar uma palavra.. isso durou uns 5s que pareceram uma eternidade.. depois parece que a nave ‘ancorou’ em cima de nos e ali ficou por muito tempo.. durante esse contato um nome ficava pipocando em minha cabeça.. ‘Ashtar Sheran’
    posso dizer que minha vida mudou no segundo em que o fio de energia tocou minha testa.. foi o momento mais intenso da minha vida.. na hora me veio uma lucidez sem igual, me senti limpo e extremamente purificado e comecei a ter visões do nosso futuro! vi nós muito felizes com nossos 3 filhos, um guri de 22, uma guria de 21 e o outro de 20! vi que eles eram seres realmente MUITO iluminados. o resto nao consigo lembrar, foi muita informaçao.. depois desse banho de consciência, começamos a analisar os fatos.. no ceu via-se claramente um triangulo em formaçao.. as 3 estrelas do triangulo eram extremamente mais brilhosas q o resto!! e dentro deste triangulo existia varios outros triangulos menores um dentro do outro! pensamos que era a Confederação Intergaláctica se apresentando como se fosse um panorama de boas-vindas à Nova Era que se aproxima.. e outro detalhe estranho.. nesta noite nao tinha nenhuma nuvem.. apenas UMA atras do nosso camping, uma formação muito estranha de nuvem em forma de bola, que de 1 em 1minuto era cortada ao meio por um raio muito luminoso, porém sem barulho algum! era um clarão roxo muito forte mesmo, tanto que iluminava a barraca quando estavamos dentro dela.. e AINDA mais estranho que isso foi no dia seguinte.. amanhecendo.. cerca de 150 passáros(sério) de todos os tamanhos.. estavam voando em circulos em volta do EXATO local onde estava a nuvem na noite anterior!! ainda nao consegui assimilar direito o que aconteceu.. quando lembro da cena escorrem lágrimas do meu rosto.. foi realmente MUITO intenso! em 1seg. fui completamente curado de tudo! fiquei a noite toda agradecendo… quanto poder!!

    • Caro rlodz,

      Contatos de natureza mística/transcendental, incluindo revelações envolvendo Ashtar Sheran, não são de nosso interesse.

      Obrigado pela mensagem.

  • Ola Boa tarde, tenho 28 anos, sou estudante de astrofisica e tenho um pequeno observatorio perto da serra da mantiqueira, mata atlantica de são paulo,Rota viaria para guarulhos e congonhas, por este motivo sei e conheço muito bem a rotas dos aviões, desde meus 14 anos tenho contatos de 1- grau, não somente eu mas que esta comigo tambem, na minha adolecencia eu observa-va sempre no horario aproximado das 18:30 até aproximadamente as 22:00, sem a necessidade de aparelhos como Telescopio ou lunetas, mas até ai eu não dava muita importancia, mas sempre tive a certeza que alguma sempre nos observa-va com cautela, pois sempre quando os mesmo eram avistados repentinamente e desapareciam em alta velocidade ao serem avistados, sempre com uma luz, a qual não tem como ser confundidos, pois lembram uma enorme estrela que ao desaparecer para cima a luz vai diminuindo até se apagar, quer dizer até ficar distante de nossas vistas, algumas parecem estrelas andantes, mas sabemos que uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade. Meteorito sem chance pois são rapidos e sempre deixam sua cauda e tem somente uma trajetoria.
    Pois bem atualmente sou bem estruturado digo com equipamentos com telescopios profissionais com alcance até de 3 mil vezes com monitoração gravada em tempo real e nunca vi nada pelo telescopio, mas nestes ultimos meses tive duas experiencia que não precisei de nada somente olhar para o ceu e contemplar aquela vião a qual até agora não sei dizer ao que se referesse, uma estrela muito brilhante acima de minha casa as 17:00 Lat -23,476,926 e Long -46,695,821, fiquei fascinado pois o mesmo inteligentemente fez alguns movimentos e desapareceu fiquei observando por uns 3 min, minha mente sondou todas as possibilidades de explicação para aquilo a qual avistava tão fortemente em minha frente, isto foi em um Domingo, na sequencia na terça feira em periodo de trabalho sai para comer um lanche as 19:15 e para minha surpresa quando olhei acima do predio, eis que estava la novamente esta esferas de Luz, como dito até mais forte do que avistei no domingo, pensando que estava omeçando a imaginar, chamei o dono do estabelecimento e seu assistente para avistarem tambem e sendo assim todos avistaram comigo aquela estrela tão brilhante que foi se locomovendo para o norte sentido acima e despareceu por completo, ficando a vista uns 2 min Lat -23,521,949 Long 46,668,913.
    Não estou afirmando nada, mas tenho a certeza que alguma coisa esta ocorrendo em nosso Ceu, e não estamos sabendo de Nada!!!!Mas quem tiver olhos observem o Ceus aproximadamente neste horario 18:30 as 22:00, pois frequentemete os avisto!!!!Ovns sim!!! inteligentes sim!!! mas se são de outros planetas, não posso confirmar.

  • Prezados,

    Meu nome é Thiago, moro em Pôrto Seguro. No final de semana passado eu e um amigo subimos até a cidade histórica a noite para observar a cidade através da parte alta. Depois de um certo tempo ficamos admirando o céu, a região é bem escura e tem pouca interferências das luzes da cidade. Acontece que levantamos a dúvida qual seriam as 3 Marias, e quando eu observava uma constelação percebi que algo parecendo com duas estrelas se moviam lentamente entre o céu. A própria intensidade da Luz que esses corpos emitiam pareciam com a intensidade que uma Estela apresenta. Quando eu percebi esses dois corpos se movendo em diagonal parecia não acreditar, fiquei eufórico. Aos gritos comecei a apontar para meu amigo que ainda não havia visto. Ele pensando que eu não estava mentindo, ele conseguiu ver. Ficamos enlouquecidos, tentei gravar, ao tempo que meus olhos não desfocavam daquele acontecimento. Tudo demorou de 2 a 3 minutos, e aos poucos a luminosidade foi ficando enfraquecida até sumir. Não sei o que vimos, mas posso afirmar que foi a experiência sensitiva mais incrível da minha vida. Gostaria de um feed-beck de vocês. Sds, Thiago.

  • Comente

    COMENTÁRIO

    ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

    *

    © 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
    Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.