Conceitos Elementares

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Nenhuma reflexão é válida sem que sejam claramente definidos os conceitos utilizados nela. Etimologicamente, conceito vem do latim conceptus, significando o resultado de uma concepção. É a representação intelectual de um objeto, determinando as características essenciais que o definem. O conceito pode ser considerado a forma mais elementar do pensamento, servindo de referência para a construção de qualquer raciocínio. Sem conceitos não seria possível ultrapassar o âmbito da experiência aplicada, desenvolver pensamentos abstratos, e buscar explicações profundas.Manuel da Costa Freitas. LOGOS – Enciclopédia Luso-Brasileira da Filosofia. Lisboa: Verbo, 1989-1992.

Por outro lado, a linguagem é um instrumento indispensável para o homem. Ela é usada para exprimir ideia e conceitos. Frequentemente, a solução de um problema pode ser retardada porque está faltando uma linguagem adequada para lidar com ele. Cada disciplina escolar e cientifica achou necessário criar sua própria linguagem para lidar com alguns conceitos e ideias com as quais se relaciona. O mesmo deve ser verdadeiro para a ufologia.Norman J. Briazack e Simon Mennick. O Guia dos UFOS. São Paulo: Difel Difusão Editorial S/A, 1979. Tradução de Reinaldo Castro. Título Original: The Ufo Guidebook (1978). p. 12.

Todos os nossos artigos são apresentados na forma de um resumo, onde se busca sintetizar seus principais aspectos e impressões. Caso haja interesse, pode-se aprofundar um pouco mais consultando o artigo e avaliando seu desenvolvimento. Nessa seção, apresentamos os artigos onde definimos e discutimos os nosso principais conceitos utilizados. Eles estão organizados em ordem alfabética, para facilitar a consulta, formando uma espécie de guia ou glossário.

Sob certo aspecto, esses conceitos guardam muito dos nossos posicionamentos. Todos eles estão sujeitos à discussão. Envie suas considerações sobre eles nos comentários. Veja Lista de Conceitos Elementares.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.