Cientista realiza expedição em busca de símio que anda em pé

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Cientista realiza expedição em busca de símio que anda em péCientista realiza expedição em busca de símio que anda em pé. Arquivos do Insólito, em 8 de setembro de 2011.

O zoólogo britânico Richard Freeman parte na sexta-feira em uma viagem à ilha Sumatra, na Indonésia. Ele espera encontrar um primata que poderia ajudar a explicar a evolução humana. De acordo com relatos – que aparecem na ilha há pelo menos um século – as florestas de Sumatra são habitadas por um símio que, ao contrário dos chimpanzés, caminharia erguido como um humano. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O orang pendek – que em malaio significa “pequeno homem” – teria menos de 1,5 m de altura e um corpo musculoso. Coberto de pelos pretos ou castanhos, ele habitaria as florestas do oeste do país. Os relatos dão conta de que o animal se alimentaria de frutas e vegetais. Poucas pessoas dizem ter visto o orang pendek consumir peixes ou carne vermelha. Os moradores da ilha dizem que os símios não são agressivos e tendem a fugir quando percebem a presença humana.

Os primeiros relatos sobre o orang pendek chegaram ao ocidente em 1918, quando colonizadores da Alemanha desembarcaram na Sumatra. Alemães que trabalhavam em plantações contavam ter encontrado uma “besta” da altura de um homem e ombros largos, capaz de subir em árvores com facilidade e se movimentar pulando pelos galhos.

Em 1989, a pesquisadora britânica Debbie Martyr viajou ao país e começou a registrar relatos sobre o animal. Ela mesma diz ter visto o animal após quatro meses no país. “Era um primata relativamente pequeno, imensamente forte e não-humano”, ela disse, afirmando ainda ele se movia graciosamente. Com um fotógrafo, ela passou 15 anos tentando juntar provas da existência do símio, mas eles não conseguiram fotografias.

Agora, Richard Freeman parte novamente em busca do primata bípede. Ele já coletou pegadas e pelos em expedições anteriores que, de acordo com especialistas, não correspondem a nenhum primata conhecido. O zoólogo espera poder explicar porque o símio teria descido das árvores e passado a caminhar em duas patas.

FICHAMENTO

Data: 20110908 | Latitude: -0.589724 | Longitude: 101.343106 | Características: , .

TAGS: Criptozoologia, Prospecções.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.