Árvore Yateveo

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Man Eating Plant – Alexis Rockman (2000)

A Yateveo é uma planta carnívora que se diz crescer em diversas partes da América Central e do Sul, com possíveis parentes também na África e na costa do Oceano Índico. Há muitas descrições diferentes da planta, mas a maioria dos registros relata um tronco curto e grosso e tentáculos longos usados para capturar presas. Em Land and Sea de J.W. Buel (1887), diz-se que a planta normalmente apanha e come insetos e mamíferos, mas também tenta capturar seres humanos.Árbol carnívoro. Wikipédia. Tradução livre, não integral. Acesso em 30/11/2012.

A leitura convencional é que as histórias da Yateveo seriam possivelmente  versões exageradas de espécies verdadeiras de planta carnívora, semelhantes às conhecidas pela ciência. Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras – Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae -, entre várias outras.Planta Carnívora. Wikipédia. Acesso em 30/11/2012. São extremamente distintas entre si em vários aspectos, o que indica que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência evolutiva. Tentáculos longos em torno de um tronco curto e grosso não descer nenhuma delas.

A ampla distribuição da Yateveo é um elemento que merece reflexão. Na verdade, em virtude das diferentes descrições que dizem registradas, talvez o nome seja usado para descrever diversas espécies diferentes. O nome Yateveo deriva do latim “Ya-te-veo” que pode ser traduzido como “agora, vejo-te”.Yateveo. Shadow’s Hearts. Acesso em 30/11/2012. O nome em latim mostra que o termo foi usado por estrangeiros para descrever criaturas estranhas, onde normalmente se tende a fazer generalizações. Isso pode explicar a dispersão dos registros por três oceanos.

O significado do nome sugere que essa generalização seria o fato dos supostos vegetais atacarem de forma súbita, de surpresa. Para mais reflexões, se faz necessário coletar mais informações sobre cada caso específico.

FICHAMENTO

Data: 20121130.

TAGS: Análises, Criptobotânica, Sínteses.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.