Árvore Duñak

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

A duñak é uma árvore carnívora descrita em histórias tribais nas Filipinas e em outros lugares no sudeste asiático. Diz-se que se parece com uma árvore tropical, com folhagem muito espessa e tronco por vezes num tom avermelhado e escuro. Não seria incomum um animal passa sob os ramos, quando tentáculos espinhosos se estenderiam por baixo dele e o levariam às ramas, onde seria esmagado e consumido. Suas presas normais seriam cervos e veados, mas seres humanos, por vezes, seriam capturados.Árbol carnívoro. Wikipédia. Tradução livre, não integral. Acesso em 30/11/2012.

Alguns acreditam que a duñak poderia ser baseado numa espécie gigante de drósera que, possivelmente, se alimentaria apenas de sapos e pequenos mamíferos, sendo as proporções exageradas fruto da imaginação popular. A existência de uma planta carnívora com o porte e comportamento da duñak é considerada altamente improvável por botânicos.

Entre as plantas carnívoras conhecidas, apenas algumas pequenas adotam movimentos em suas armadilhas. As maiores capturam suas presas através de dispositivos passivos e imóveis devido a razões puramente mecânicas: os movimentos das plantas decorrem de mudanças na pressão osmótica no interior das células, que provocam contração ou alongamento. Movimentos tão rápido e complexo como os atribuídos a duñak seriam impossível em grande escala usando esse dispositivo.Duñak. Paranormal Enciclopedia. Acesso em 30/11/2012.

Adicionalmente, pondera-se que esse mecanismo exigiriam um gasto de energia considerável, que não compensaria a energia obtida com as vítima. A duñak também deveria segregar uma quantidade enorme de sucos digestivos para assimilar presas tão grandes como seres humanos.

Descoberta recente diminui um pouco a força desses argumentos:

Alguns acreditam que a história da duñak poderia descrever os hábitos de caça de cobras da região. A Python reticulatus chega a medir até 8,5 metros de comprimento, sobre em árvores, caça grandes criaturas e mata por constrição, tendo um modo de ataque que lembra a forma descrita para duñak.

 

filipinos com pele de píton-reticulada

Uma píton adulta dificilmente poderia erguer um cervo ou homem para uma árvore, para matá-lo. Isso geralmente ocorre no chão. Pítons, ou Serpentes Devoradoras de Homens, são proeminentes na cultura filipina, sendo considerados rivais e ameaças detestadas por muitas tribos. Dificilmente os nativos criariam uma outra entidade para atribuir o ataque de seu inimigo tradicional.

Com essas questões em aberto, e a fértil região das filipinas a explorar, a questão da existência da arvore duñak permanece.

FICHAMENTO

Data: 20121130 | Latitude: 12.879721 | Longitude: 121.774017.

TAGS: Análises, Criptobotânica, Sínteses.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.