Argentina cria comissão para tratar de OVNIs

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Argentina cria comissão para registro e observação de óvnisArgentina cria comissão para registro e observação de óvnis. Folha, em 30 de dezembro de 2010.

A Força Aérea Argentina decidiu criar uma comissão para registrar e investigar denúncias de aparecimento de óvnis (objetos voadores não identificados) no espaço aéreo do país, disse à AFP um porta-voz da instituição.

“A Comissão de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais está em processo de formação”, comentou o capitão Mariano Mohaupt, assessor de imprensa da Força Aérea.

O militar revelou que a corportação já tem registro de experiências vividas por alguns de seus pilotos e que não puderam ser explicados.

A equipe será interdisciplinar, com meteorologistas, controladores de voo, pilotos e especialistas em radares, e será a receptora das denúncias feitas pelos cidadãos sobre fenômenos observados no espaço.

“Há muitíssimas denúncias que depois acabam se esclarecendo e ocorre que não se trata de fatos não convencionais”, explicou Mohaupt.

Organizações deste tipo já existem em outros países do Cone Sul, como o Uruguai, onde funciona desde 1979 a Comissão Receptora e Investigadora de Denúncias de Objetos Voadores Não identificados, subordinada à Força Aérea.

Em agosto, o Brasil anunciou que o aparecimento de óvnis no espaço aéreo do país será oficialmente registrado pelo comando da Aeronáutica.

As autoridades instaram aos pilotos de aviões civis e militares, bem como os controladores do tráfego aéreo nacional, que relatem suas experiências ao organismo e também enviem provas documentais sobre objetos voadores não identificados.

OBSERVAÇÕES

Ao que parece, o fim da Guerra Fria e a diminuição de recursos, os anos de abordagens oficialmente inconclusivas e a postura conjunta de várias nações formou um quadro favorável no sentido de desconsiderar a casuística ufológica como uma ameaça efetiva às Seguranças Nacionais, permitindo uma posição menos rígida das Forças Armadas.

A criação de um comissão de investigação interdisciplinar oficial para tratar do tema demonstra como certos aspectos do assunto ainda carecem de uma abordagem mais adequada.

FICHAMENTO

Data: 20101230.

TAGS: Oficial, Ufologia.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.