Africanos produziam laticínios há 7 mil anos

A página não foi completamente carregada ou o navegador não suporta JavaScript. Textos Assim correspondem às notas.

Africanos produziam laticínios há 7 mil anosAfricanos produziam laticínios há 7 mil anos. Arquivos do Insólito, em 22 de junho de 2012.

Primeiras provas científicas são apresentadas na «Nature».

As evidências mais antigas de consumo de leite e da produção de laticínios datam de 9 mil anos (zona da Anatólia) e 8 mil anos (Europa oriental).

A arte rupestre encontrada no norte de África (Líbia) indicava já que o leite era utilizado e que a pecuária tinha uma enorme importância para os africanos.

Mas até agora, não havia dados indiscutíveis que corroborassem a hipótese de que processassem leite por volta da mesma época, isto porque as pinturas rupestres são difíceis de datar.

Uma equipe internacional de cientistas acaba agora com as dúvidas: publica na «Nature», com honras de capa, a primeira prova, baseada em análises químicas a recipientes, de que na África já se utilizava gado para obter leite há 7 mil anos.

Durante o Holoceno (10 mil anos), as comunidades africanas de pastores, caçadores e pescadores ocupavam o território que é hoje um dos mais áridos da Terra. Na época tinha condições muito mais favoráveis, o que permitia a pastagem do gado.

Liderada por investigadores da Universidade de Bristol, a equipa analisou os ácidos gordos extraídos de algumas peças de cerâmica sem esmalte encontradas num sítio arqueológico na Líbia.

No estudo, a equipe demonstrou que as gorduras procedentes do leite tinham sido processadas nesses recipientes há 7 mil anos.

Fonte: Ciência Hoje

FICHAMENTO

Data: -5000 | Latitude: 26.335100 | Longitude: 17.228331 | Características: .

TAGS: Ancestralismo, Tecnologia.

Acesse Artigos Similares.

_____________________
Entenda melhor qual a relação desse assunto com a ufologia, ou por que ele nos interessa, conhecendo o significado das tags e outros parâmetros de fichamento em Estruturação de Dados.

Críticas, acréscimos ou sugestões, comente ou Entre em Contato.
Caso tenha interesse, saiba COMO CONTRIBUIR com nossas pesquisas.

Comente

COMENTÁRIO

ATENÇÃO: Comentários são públicos. Para manifestações privativas, utilize Nosso Formulário. Comentários desrespeitosos, infundados ou fora de contexto serão removidos.

*

© 2003, 2010-2015. Ufologia Objetiva. Direitos reservados.
Cópias sem fins lucrativos permitidas, desde que citada a fonte.